Seleção feminina de tênis é convocada para enfrentar Austrália e Portugal pelos Playoffs da Billie Jean King Cup

Confrontos acontecem em Hobart, na Austrália, nos dias 15 e 16 de novembro

Arte: divulgação
Arte: divulgação

O Time Brasil está definido para os Playoffs da Billie Jean King Cup by Gainbridge. Nesta sexta-feira (17), o capitão Luiz Peniza convocou a equipe que irá representar o país no Domain Tennis Centre, em Hobart, na Austrália, para enfrentar Portugal e as anfitriãs, nos dias 15 e 16 de novembro, respectivamente.

A equipe brasileira conta com algumas mudanças em relação aos confrontos anteriores contra a República Tcheca e Espanha. Peniza convocou Laura Pigossi (200ª colocada no ranking da WTA), Ana Candiotto (#461), Nauhany Silva (#772), além das duplistas Luisa Stefani (22ª colocada no ranking de duplas da WTA) e Ingrid Martins (#67).

Para o capitão, mesmo com os novos nomes, a equipe segue focada e entrosada para a competição. “É sempre uma responsabilidade muito grande fazer a convocação da Billie Jean King Cup para confrontos tão importantes como os que teremos diante de Austrália e Portugal, em Hobart, na Austrália. O Time Brasil está muito animado e pronto para encarar esse desafio e, com certeza, iremos nos dedicar muito para voltar da Austrália com o Brasil classificado”, destacou o capitão.

“Contamos com uma equipe que mistura a experiência de jogadoras com um importante histórico na competição e o frescor de jogadoras jovens, que trazem ainda mais qualidade ao nosso time. Um exemplo disso é a Naná, que integrará pela primeira vez a equipe. Isso é o reflexo do trabalho árduo que ela vem realizando junto ao seu time, e é muito legal ver uma jogadora jovem, com sua primeira experiência na equipe profissional, sendo incluída. Competições como a BJKC favorecem as equipes que conseguem entender seu espírito, baseado em lutar umas pelas outras em busca do resultado.”, acrescentou Peniza.

Cada confronto é composto por duas partidas de simples e uma de duplas, sempre em melhor de três sets. A equipe campeã do grupo avança para os Qualifiers de 2026, enquanto as outras duas seguem para o Grupo I Américas do ano que vem.

Grupo E
Local: Domain Tennis Centre, Hobart, Austrália
Superfície: Quadra dura outdoor

Datas e horários:

  • Sexta-feira, 14 de novembro – Austrália vs Portugal
  • Sábado, 15 de novembro – Time Brasil vs Portugal
  • Domingo, 16 de novembro – Time Brasil vs Austrália

O Time Brasil

Laura Pigossi
Atual 200ª colocada no ranking da WTA, Laura possui 13 convocações e é a detentora do maior número de títulos entre as convocadas. São 56 no total, sendo 12 de simples. Além dos troféus, Pigossi também entrou para a história do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde faturou a medalha de bronze, nas duplas femininas, ao lado de Luisa Stefani. A tenista ainda conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Ana Candiotto
Convocada pela segunda vez em sua carreira, a paulista de 21 anos acumula 14 títulos em sua carreira, sendo dois deles conquistados em 2025. Atualmente, ocupa a 461ª posição no ranking da WTA. Sua primeira convocação foi também em 2025, para o confronto diante da República Tcheca e Espanha, disputado em abril.

Nauhany Silva
Com apenas 15 anos e convocada pela primeira vez para defender o Time Brasil na Billie Jean King Cup, Naná ocupa atualmente a 772ª posição no ranking da WTA. Ainda vivendo a fase de transição entre o juvenil e profissional, Naná vem se destacando neste segundo semestre. Além de ter vencido sua primeira partida em um WTA 250, no SP Open, a paulista acaba de conquistar dois títulos, sendo o primeiro deles de duplas no ITF W35 de São Paulo, ao lado de Ana Candiotto e o mais recente, o W15 de São João da Boa Vista, em simples.

Luisa Stefani
Primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta, a paulista ocupa a 22ª posição e soma 13 títulos WTA, sendo sendo três WTA 1000, cinco WTA 500, dois WTA 250 e outros três WTA 125. Também conquistou a inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, e as medalhas de ouro e prata nas duplas feminina e mista dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Stefani chega à sua 12ª convocação para a Billie Jean King Cup.

Ingrid Martins
Atual número 67 do ranking da WTA, Ingrid chega para sua sexta convocação na Billie Jean King Cup, defendendo o Time Brasil BRB. Em sua carreira, a carioca de 29 anos acumula 21 conquistas, sendo quatro delas em simples e outras 17 em duplas.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *