Competição dá uma vaga no Mundial
A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas estreia nesta sexta-feira, 15, na Copa América da modalidade, contra os Estados Unidos, em Bogotá, na Colômbia, com transmissão ao vivo no canal da IWBF (sigla em inglês para Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas) e no canal BSR Colômbia, no YouTube.
Após o término da etapa feminina, é a vez da equipe masculina iniciar sua participação na competição. A delegação chega após um período de preparação que incluiu jogos-treino realizados entre os dias 16 e 20 de julho, em uma semana de atividades conjuntas com a Seleção canadense.
Composta por 12 atletas, a equipe brasileira está no grupo B. O Brasil enfrenta os Estados Unidos nesta sexta-feira, às 13h15. No sábado, 16, o adversário será a Colômbia, às 17h15, e no domingo, 17, a fase de grupos se encerra contra o México, às 11h.
Após a fase classificatória, as quartas de final definirão as quatro seleções semifinalistas. O chaveamento será: 1º do grupo A x 4º do grupo B, 2ºA x 3ºB, 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB. Os vencedores avançam para as semifinais, marcadas para segunda-feira, 18 (horário a definir).
Além do título continental, a Copa América 2025 vale três vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026, que será realizado em Ottawa, no Canadá. Outras duas vagas serão destinadas ao Torneio de Repescagem, que definirá as últimas classificações para o Mundial.
