Liga de Basquete feminino vai avaliar se as equipes tem condição de disputar o campeonato antes de confirmar os nomes
Liga de Basquete feminino vai avaliar se as equipes tem condição de disputar o campeonato antes de confirmar os nomes

A Liga de Basquete Feminino (LBF) encerrou, antes do período de festas de fim de ano, o prazo para pré-inscrição de equipes interessadas em disputar a temporada 2026 da liga. Ao todo, 13 entidades encaminharam sua documentação inicial dentro do prazo estabelecido no edital da competição.
Presentes na edição 2025, SESI Araraquara, São José, Unimed Campinas, Corinthians, Sodiê Mesquita, Cerrado, Santo André, Maringá e Sampaio Basquete estão na lista. Já Ourinhos e Blumenau não vão disputar a edição 2026. As quatro novas equipes não foram divulgadas pela liga.
“Lamentamos não ter recebido, neste momento, a documentação de Ourinhos e Blumenau, que fizeram parte da LBF CAIXA 2025. No entanto, é comum que alguns projetos precisem de uma pausa para reestruturação financeira ou até política. São entidades importantes para o basquete feminino brasileiro, com tradição e trabalho de base, e acreditamos que têm totais condições de retornar à disputa em temporadas futuras. Esse é um processo natural no esporte: novas equipes surgem interessadas em disputar, algumas não conseguem viabilizar a participação em determinado ano, outras se mantêm e se consolidam. Nós acompanhamos tudo isso de perto”, explicou Valter Ferreira, presidente da LBF.
Blumenau Basquete se pronunciou, lamentando a ausência da LBF após nove participações consecutivas por conta da ‘falta de segurança financeira para sustentar o projeto’. Já Ourinhos, que tinha retornado em 2025 após longo período de ausência, não se pronunciou sobre a desistência.
A partir de agora, a LBF inicia o processo de análise detalhada dos documentos enviados. As equipes pré-inscritas têm até o dia 19 de janeiro de 2026 para confirmar a inscrição, incluindo o cumprimento de todas as exigências técnicas, administrativas e financeiras previstas no regulamento. Após essa data, a LBF divulgará oficialmente a lista de participantes confirmados para a temporada.
“Agora vamos verificar se essas 13 entidades atendem a todos os requisitos necessários para estarem aptas a disputar a LBF CAIXA 2026 e aguardar se todas elas irão confirmar sua inscrição até o dia 19 de janeiro, com o pagamento da segunda parcela e o cumprimento integral das exigências. A partir daí, teremos um quadro real de quantas equipes, de fato, estarão em quadra na próxima temporada”, completou o presidente da LBF.
A previsão é de que a relação final das equipes participantes da LBF seja anunciada logo após o término do prazo de confirmação das inscrições.
