Maria Almeida é a líder do ranking brasileiro do Street feminino
Um dos destaques da etapa de Curitiba (PR) do STU National, nesta semana, estará na pista de Street do CNSK8, o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Complexo Esportivo Tarumã. Depois do título em Criciúma (SC) e o terceiro lugar em Florianópolis (SC), Maria Almeida lidera o ranking feminino da modalidade. E pode-se dizer que a baiana de Lauro de Freitas, Salvador, andará na sua casa. Mas como assim?!
Em vários dos registros do STU, e até mesmo em rápidas pesquisas no Google, o nome de Maria Almeida aparece diretamente vinculado à capital paranaense, como se tivesse nascido por lá. Explica-se: apesar de ser da Bahia, a skatista, que neste ano completou 18 anos, já mora desde 2019 em Curitiba, onde, inclusive, iniciou no esporte. Desde então, defende a bandeira do Paraná no skate. Apenas uma paixão que se duplicou, porque jamais esqueceu suas origens.
“Amo muito a cidade em que nasci, Lauro de Freitas, em Salvador, na minha Bahia. Amo demais, mas confesso que também amo Curitiba, porque é onde conheci o esporte e comecei a andar de skate. E me apaixonei. Gosto de falar que tenho duas casas. Vim para Curitiba há seis anos, no final de 2019, e iniciei no skate no finalzinho de 2020. É o que faço desde então e estou muito feliz que deu certo”, conta Maria.
Ela lembra que uma tia morava em Curitiba, daí sua mãe resolveu se mudar e a levou, com apenas 12 anos. O esporte entrou definitivamente na sua vida aos 13, quando chamou sua atenção uma pequena notável, apenas um ano mais nova, que em 2021 partia para o Japão para disputar os Jogos Olímpicos, encantar o mundo e fazer nascer uma geração de skatistas. E foi justamente por causa de Rayssa Leal, hoje uma grande amiga, que os olhos de Maria brilharam.
“Foi por causa da Rayssa que comecei a andar de skate, assistindo à Olimpíada de Tóquio. Desde então, ela sempre me disse: ‘Negona, ergue a cabeça, não é um campeonato que vai definir quem você é. O que é seu está guardado e tudo que Deus proporcionar para você vai acontecer no momento certo’. E levo isso para minha vida. O primeiro título no STU veio no ano passado, em Porto Seguro, na Bahia, e o segundo neste ano, em Criciúma. E que venham mais!”.
