Skatistas vibram com PRO TOUR STU, um produto genuinamente brasileiro para o mundo

Etapa em Varberg, Suécia, é um marco para a plataforma STU, que expande fronteiras e chega à Europa pela primeira vez

Foto: Julio Detefon/STU
Foto: Julio Detefon/STU

Do Brasil para o mundo. Um produto esportivo genuinamente nacional bate as asas, ganha fronteiras e sai do país pela primeira vez para mostrar no exterior sua identidade e qualidade. O PRO TOUR STU, a nova liga mundial de skate, chega neste fim de semana a Varberg, na Suécia, levando com ele o apoio e a torcida dos próprios skatistas brasileiros, que se mostram representados e empolgados com essa que é a maior novidade no calendário de 2025.

Nas pistas das modalidades de Street e Park do Freden Skatepark estarão os maiores nomes do skate brasileiro e mundial, do masculino e do feminino, que desfilarão talento entre os dias 1º e 3 de agosto. É a segunda etapa do PRO TOUR STU, que debutou em Porto Alegre, no Sul do Brasil, no mês de março, e teve Rayssa Leal e Giovanni Vianna campeões no Street, com a espanhola Naia Laso e o brasileiro Gui Khury levando o título no Park.

Já em terras suecas, outros quatro brasileiros que chegaram às respectivas finais da etapa de abertura vibram por fazerem parte de um momento que é tão significativo para o skate, um marco na história do esporte. Pedro Barros, por exemplo, referência da modalidade Park, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi um dos primeiros a chegar a Varberg e se mostra bem motivado com essa nova fase do STU.

“É a primeira vez que o STU vem para o exterior, o que é fantástico, porque vi tudo isso nascer em 2017. E já se consolidava no ano seguinte, com o nosso circuito brasileiro. E a cidade de Varberg, aqui na Suécia, foi a escolhida para começarmos a contar a nossa história fora do Brasil. E teremos algumas lendas na pista, como o Chris Russell. É isso! O skateboarding brasileiro atravessando fronteiras. Mas é só o começo. Virá muito mais por aí”, declarou Barros.

Outra skatista olímpica do Park, vice-campeã da etapa de Porto Alegre do PRO TOUR STU, Yndiara Asp é uma das que sempre levantou a bandeira do skate brasileiro mundo afora. E ela também está bem entusiasmada com esse novo momento que a família skate presencia. E lembra que os skatistas estrangeiros ficaram maravilhados e foram só elogios à etapa realizada em Porto Alegre. Um belo cartão de visitas.

“A gente está levando para o mundo um evento criado aqui no Brasil, podendo mostrar toda essa nossa cultura urbana. Todos que estiveram em Porto Alegre, sem exceção, disseram que o PRO TOUR já é um dos eventos mais da hora que tem na cena. Todo mundo saiu bem feliz, falando que queriam ir a todas as etapas que puderem. Então, é muito legal irmos para outros lugares, mostrar o que podemos fazer. Essa estreia na Suécia vai ser épica, bem especial”, disse.

Gabi Mazetto: ‘Feliz por conseguirmos levar nossa identidade mundo afora’

A turma do Street também está bem empolgada. Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, finalista e quinto lugar na etapa de Porto Alegre do PRO TOUR STU, diz que a expectativa pelo primeiro evento STU fora do Brasil é a maior possível. Por morar na Califórnia há alguns anos e rodar os Estados Unidos e também a Europa, ele tem parâmetro e embasamento para comparar o STU a qualquer outro campeonato de skate.

“Sei bem a dimensão que tem um STU. E o nível do PRO TOUR é muito mais alto. São skatistas do mundo todo, e até outros brasileiros, como Giovanni Vianna e Filipe Mota, que às vezes não têm a oportunidade de vir tanto para o Brasil por conta de agenda e compromissos. É uma galera que joga o sarrafo lá pra cima. Temos que estar muito preparados. Estou muito ansioso para essa etapa na Suécia, que ficará na história como a primeira fora do Brasil”, afirmou.

Por fim, Gabi Mazetto, representante do Brasil em Paris-2024, quarto lugar na etapa do PRO TOUR STU em Porto Alegre. A ansiedade já tomava conta dela no último fim de semana, quando disputava em Curitiba a terceira etapa do STU National 2025, o circuito brasileiro de skate. Segundo ela, além de o mundo já respeitar os skatistas brasileiros, agora passará a conhecer toda a estrutura e envolvimento que existem por trás.

“Estávamos reunidos em Curitiba e a ansiedade de todos para seguir com o STU para a Suécia já era grande. Não temos dúvidas de que será um evento muito bacana, assim como foi em Porto Alegre. Todos os gringos, na ocasião, comentaram com a gente que amaram a etapa. Realmente, o Brasil tem uma energia surreal. Estou muito feliz por conseguirmos levar essa identidade mundo afora, proporcionando um grande evento para todos que vão competir e para quem vai assistir”.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *