Saiba tudo o que aconteceu no primeiro dia de competições do WTA 250 de São Paulo com o surgimento oficial de uma fenomenal menina de 15 anos chamada Nauhany Silva, ou simplesmente Naná.
Após 25 anos, a maior cidade da América Latina recebe um torneio de nível WTA. Depois de muita insistência e pedidos, o Brasil voltou a ter um torneio feminino de primeira linha. A sede é o Parque Villa-Lobos, situado na zona oeste da capital paulista, um dos principais parques da cidade. O qualificatório ocorreu no final de semana, no sábado (06) e domingo (07), e apenas Thaisa Pedretti chegou na final do quali, mas não conseguiu furar. Sendo assim, o Brasil começou com sete representantes na chave principal de simples, sendo três via ranking e quatro por convite.
A quadra central do torneio recebeu o nome da rainha do tênis brasileiro, Maria Esther Bueno, e quem abriu a programação nela foi a australiana Ajla Tomljanovic #91 contra a mexicana Victoria Rodriguez #411 que veio do qualificatório. A mexicana conseguiu se adaptar melhor às altas temperaturas e fechou a primeira parcial em 6/4 num set muito equilibrado, mas em que claramente a Tomljanovic sentiu muito o calor. No começo do segundo set, a mexicana abriu 2/0, Ajla buscou o empate, mas sentiu uma lesão na perna esquerda e abandonou a partida quando estava 4/2 para a adversária.
Depois veio o jogo de simples mais aguardado do dia entre Carol Meligeni #237 x Nauhany Silva #1206, mais conhecida como Naná e uma das grandes promessas do tênis feminino nacional. O jogo começou muito equilibrado, Carol sacou para o set e foi quebrada, o jogo foi se definir num tie-break sem erros da Meligeni que fechou em 7-0. Muitas tenistas ficariam abaladas após esse revés, mas Naná de apenas 15 anos voltou mais sólida e soltando o braço, chegando a sacar em média 170-180 km/h e jogando a Carol pra trás da linha de base. Naná fechou a segunda parcial em 6/2, e no terceiro set não deu a menor chance para a conterrânea que aplicou o famoso pneu (6/0). Com esta vitória, Naná sobe mais de 423 posições e se torna a sul-americana mais jovem a vencer uma partida em nível WTA, além de ser a primeira 2010 a vencer a partida de estreia em WTA.
A sessão noturna na principal quadra começou com o jogo de duplas entre Candiotto/Haddad Maia x Martins/Pigossi. Martins/Pigossi conseguiram a quebra de serviço em três momentos, e fecharam a parcial em 6/3. No segundo set foram duas quebras para cada dupla, e o jogo foi decidido no tie-break favorável a Martins/Pigossi por 7-5.
E para encerrar o dia, tivemos outra grande promessa do tênis brasileiro, Victoria Barros #1143 estreando em torneios WTA diante da estadunidense Whitney Osuigwe #136. A estadunidense aproveitou de um primeiro set nervoso e errático da brasileira para fechar em 6/3. No segundo set, Victoria voltou mais leve, agressiva e aproveitando as oportunidades, chegou a abrir 4/1, teve chance de fazer 5/1 e saque, mas não conseguiu e tomou a virada, perdendo o set e o jogo por 6/4.
Quadra 1:
Ariane Hartono #189 x Solana Sierra #82: em um primeiro set com duas quebras pra cada lado, a segunda cabeça de chave fechou no tie-break em 7-4. No segundo set, a argentina precisou de 4 match points para fechar em 6/3. Na próxima rodada ela enfrenta a já sensação do torneio e dona da casa, Naná Silva.
Arina Rodionova #242 x Martina Okalova #464: a zebra também passeou na quadra 1, Okalova de 200 posições abaixo da experiente Rodionova, venceu em sets diretos por 7/5 e 6/4.
Julia Riera #188 x Vitalia Diatchenko #429: Riera venceu em sets diretos a tenista da Rússia com parciais de 6/3 e 7/6 com 7-1 no tie-break.
Quadra 2:
Ana Sofia Sanchez #179 x Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah #214: a francesa Rajaonah venceu em 3 sets e em jogo de quase 3h com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 com 9-7 no tie-break.
Leolia Jeanjean #95 x Janice Tjen #130: a jovem da Indonésia Tjen que venceu na 1ª rodada do US Open a russa Veronika Kudermetova, eliminou a 7ª cabeça de chave Leolia Jeanjean por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) em 1h20.
Sierra/Zarazua x Kolb/Kolb: após Sierra vencer a partida de simples, ela voltou a quadra para jogar duplas ao lado da mexicana Zarazua, venceram as irmãs ucranianas Kolb em 2 sets a 1 com direito a match tie-break (7/6 com 8-6 no tie-break do 1º set, 1/6 e 10-8 no tie-break decisivo).
Confira a agenda de amanhã (09), o segundo dia de chave principal do SP Open:

