Na estreia da disputa feminina, as alemãs saíram na frente, mas as suecas viraram a partida e confirmaram a vitória
Na estreia da disputa feminina, as alemãs saíram na frente, mas as suecas viraram a partida e confirmaram a vitória

Na manhã desta quinta-feira (05) tivemos a partida inaugural do hóquei no gelo em Milão-Cortina 2026. A disputa feminina que abriu a competição contou com o duelo entre Alemanha e Suécia, válido pelo Grupo B dos Jogos de Inverno. As alemãs saíram na frente na Milano Rho Ice Hockey Arena, mas sofreram a virada para as suecas, que triunfaram por 4 a 1 ao final do jogo.
Os torneios de hóquei no gelo feminino, terão 10 seleções divididas em dois grupos nestes Jogos. O grupo A tem as cinco melhores equipes do ranking mundial e todas elas avançam para as quartas de final, com a primeira fase servindo apenas para definir o chaveamento. Já no grupo B, apenas as três primeiras equipes passam para o mata-mata, tendo duas seleções eliminadas na primeira fase.
A Suécia já é uma potência no hóquei olímpico masculino e vem buscando retomar a sua trajetória de protagonista no feminino, tendo sido medalhista de bronze em 2002 e conquistado a prata em 2006. A Alemanha, que já subiu ao pódio duas vezes na disputa masculina, ainda não medalhou na competição feminina.
Nesta quinta-feira, na partida inaugural, Alemanha e Suécia fizeram um jogo que começou equilibrado, mas foi desenvolvendo a favor das suecas. O primeiro tempo terminou empatado em 1×1, com o gol inaugural desta edição olímpica sendo anotado pela Alemanha, com Katarina Jobst-Smith aos com oito minutos e meio de partida. Na sequência, o empate sueco, com Lina Ljungblom marcando aos 11:53 no primeiro tempo.
A partir do segundo tempo de jogo, a Suécia passou a dominar o jogo e pressionar pela vitória. Aos 27:03 Lina Ljungblom anotou seu segundo gol no jogo e virou para as suecas. A Alemanha desperdiçou duas oportunidades em penalidades e viu a Suécia chegar ao terceiro gol com Mira Jungaker aos 39:20.
No terceiro tempo, a Suécia seguiu melhor e mesmo com as alemãs buscando mais o jogo, o que se viu foram as suecas aproveitando os espaços no rink para chegar ao quarto gol. Thea Johansson anotou o seu tento aos 51:20 e decretou números finais ao jogo em 4 a 1 para a Suécia.
