Com gol decisivo no final do jogo, Suíça consegue avançar e evitar eliminação em casa
A Suíça se classificou para as quartas de final da Eurocopa feminina nesta quinta (10) de forma heroica após empatar com a Finlândia em 1 a 1 com gol nos acréscimos do segundo tempo em jogo realizado em Genebra, evitando uma eliminação das donas de casa ainda na fase de grupos. Elas terminaram a primeira fase em segundo do grupo A com 4 pontos com 1 de saldo, na frente da Finlândia que também fez 4 pontos mas tinha 0 de saldo, atrás da Noruega com 9.
Na última rodada da fase de grupos, os jogos são simultâneos e o jogo que mais atrativo era entre a anfitriã Suíça e a Finlândia, que daria a vaga para a próxima fase para quem ganhasse e o empate favorecia as donas da casa.
Ambos os times atacaram e até os 30 do primeiro tempo, as duas seleções tiveram uma boa chance cada parando nas goleiras. Aos 32, Reuteler teve boa chance tocando a bola por cobertura, mas ela passou perto da trave. Com 44, a Finlândia teve sua melhor chance no primeiro tempo em cruzamento pra área que ia passando direto e Peng caiu pra fazer a defesa.
Até os 25 minutos do segundo tempo, a segunda etapa não teve chances de muito perigo criadas, por isso, Pia Sundhage colocou o time suíço mais pra frente. Porém, aos 31 após erro da zaga suíça, a Finlândia conseguiu um pênalti e Kuikka cobrou no meio do gol para abrir o placar e obrigas as anfitriãs a correram atrás da vaga.
Pia então colocou mais atacantes e a estratégia funcionou. Aos 47, em cruzamento rasteiro, Xhemaili chutou a bola na entrada da pequena área e empatou a partida. Com 50, a Finlândia teve boa chance em cobrança de falta, mas a bola parou na goleira.
Já classificada, a Noruega começou perdendo após Jónsdóttir aproveitar rebote aos seis do primeiro tempo. Só que nove minutos depois, Gaupset chutou de primeira após escanteio e empatou o jogo. Com 26, Gaupset marcou de novo após chute de média distância no canto para virar a partida e deixar o placar em 2 a 1. Aos quatro e aos 31 do segundo tempo, Maanum fez o terceiro e o quarto gol norueguês. Eiríksdóttir ainda diminuiu para a Islândia no fim do jogo e Viggósdóttir converteu pênalti nos acréscimos, deixando o placar final foi de 4 a 2.
