Sul-coreanas são desclassificadas do esqui cross country em Milão Cortina por uso de material não biodegradável nos esquis

A cera fluorada, ou flúor, é uma substância que proibida em 2023

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Duas esquiadoras sul-coreanas de esqui cross-country foram desclassificadas da prova de sprint clássico feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno, nesta terça-feira (10), após seus esquis testarem positivo para uma substância proibida, informou a Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS).

Han Dasom e Lee Eui-jin foram desclassificadas na fase de qualificação depois que seus esquis testaram positivo para cera fluorada, ou flúor, uma substância proibida em 2023 devido aos seus efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.

A cera fluorada era originalmente usada em veleiros para melhorar o deslizamento e chegou ao esqui, um esporte onde o deslizamento também é crucial, no final da década de 1980, de acordo com a FIS.

A substância não é biodegradável, o que a torna um chamado “químico eterno”, e pode representar um risco à saúde dos técnicos de esqui que aplicam a cera com um ferro quente em áreas mal ventiladas.

A substância não é biodegradável, o que a torna um “químico eterno”, e pode representar um risco à saúde dos técnicos de esqui que aplicam a cera com um ferro quente em áreas mal ventiladas. A FIS anunciou a proibição do flúor em 2019, que entrou em vigor integralmente na temporada 2023/2024. Os esquis são verificados em uma área de testes, geralmente perto da linha de chegada.

Han e Lee, classificados em 157º e 158º lugar na Copa do Mundo, respectivamente, não eram considerados favoritos para disputar medalhas na prova de terça-feira.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *