Esloveno também será dono da camisa de bolinhas
O esloveno Tadej Pogacar (UAE) é o novo camisa amarela do Tour de France após a vitória no 12º estágio da volta francesa, nesta quinta-feira (17), nas montanhas de Auch e Hautacam. O campeão mundial venceu os 180.6 km de disputa com sprint no 10 km finais da prova, deixando o rival dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) 2m10s. Em terceiro, o alemão Florian Lipowitz (Red Bull) fechou a prova 2m23s longe de Pogacar.
A prova de montanha do Tour de France restabeleceu a ordem na volta francesa, o esloveno Tadej Pogacar confirmou o favoritismo, apresentou as credenciais de campeão mundial e roubou a camisa amarela do irlandês Ben Healy (EF), que terminou 13m38s atrás. Tadej trabalhou junto aos gregários da UAE e buscou o sprint com perseguição de Jonas com 10 km para o fim da prova. O dinamarquês não conseguiu acompanhar Pogacar, que abriu dos principais colocados do Tour e ultrapassou os sprinters a frente para fechar a prova com folga de 2 minutos para Vingegaard.
O trecho de montanhas também mudou o topo da classificação geral, ex-líder Ben Healy caiu para a 13ª posição a 13m19s de Tadej, líder com 45h 22′ 51” de tempo total. O segundo lugar é Jonas Vingegaard, 3m31s do esloveno e em seguida o belga Remco Evenepoel (Soudal), com prova de rodagem tranquila e sem grandes emoções, é o terceiro com desvantagem de 4m45s de Pogacar.
A camisa de bolinhas, entregue ao melhor montanhista, será de Tadej Pogacar na 13ª etapa. O esloveno soma 27 pontos e ultrapassa o francês Lenny Martinez (Bahrain), que também tem 27 pontos. O canadense Michael Woods (Israel) está perto dos primeiros com 22 pontos. A única manutenção será na camisa verde, o melhor pontuador é o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) com 231 pontos, mas Pogacar está tirando vantagem ao chegar aos 183 e com superioridade nas montanhas.
O próximo compromisso do Tour será na próxima sexta-feira (18) entre Loudenville e Peyragudes.
