Esloveno venceu quatro estágios e também levou o título de escalador
O fênomeno esloveno Tadej Pogacar (UAE) fechou o 21º e último estágio do Tour de France, realizado nas ruas de Paris, capital da França, na quarta posição e confirmou o tetracampeonato da volta, neste domingo (27). O campeão mundial encerrou as três semanas de competição com vantagem de 4m24s sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard, rival e segundo geral, para garantir o troféu. Pogacar também venceu entre os escaladores e foi vice-campeão na disputa por pontos. Mais cedo, Tota Magalhães competiu no Tour de Femmes.
A etapa de encerramento do Tour de France 2025 contou com a 10ª vitória em Tour de Frances, da lenda belga Wout Van Aert (Visma) com tempo de 03h 07′ 30”. Devido as condições escorregadias das ruas parisienses, o tempo foi congelado a partir da quarta volta no circuito e não houve perda de tempo para os atletas mais atrasados. A fuga buscou a vitória com o dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility), mas coube a Visma, como vistou muitas vezes na edição de 2025, chegar a ponta do pelotão.
Nos quilômetros finais, o grupo formado por Van Aert, Tadej Pogacar e mais ciclistas trocou momentos de liderança e Wout atacou após trecho de paralelepípedo para abrir distância dos demais. Sem precisar arriscar, Tadej segurou o ritmo e o belga da Visma venceu pela primeira vez desde 2022. O italiano David Ballerini (Astana) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain) fecharam o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.
O título geral de Pogacar foi o quarto após 2024, 2021 e 2020. O esloveno também conquistou o tri das montanhas (20, 21 e 25) com 119 pontos, além de ficar em segundo na briga pelos pontos, atrás do consistente italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) que somou 372 pontos. O melhor jovem e terceiro colocado geral foi o alemão Florian Lipowitz, da Red Bull. O atleta foi beneficiado pelo abandono do bicampeão olímpico Remco Evenepoel (Soudal) na segunda semana para ter caminho livre para o título.
