Henrique Avancini não completou a prova em Ruanda
O esloveno Tadej Pogacar ganhou neste domingo (28) a prova de estrada masculina do Mundial de ciclismo de estrada, encerrado em Kigali (RWA).
Já vencedor da prova de estrada Elite Masculina no ano passado em Zurique (Suíça), o esloveno Tadej Pogačar dobrou a aposta com mais uma performance dominante nas subidas da “terra das mil colinas”, atacando a mais de 100 km do fim e percorrendo os últimos 77 km sozinho para conquistar sua segunda camisa arco-íris com o tempo de 6 horas 20 minutos e 21 segundos.
Em 2024, Pogačar se tornou o terceiro ciclista a vencer o Giro d’Itália, o Tour de France e a prova de estrada Elite Masculina no Campeonato Mundial da UCI. Novamente vencedor do Tour em 2025, ele é agora o primeiro ciclista a vencer o Tour e o Mundial da UCI por dois anos consecutivos.
“Eu estava sozinho bem cedo e estava lutando comigo mesmo, como no ano passado”, reagiu. “Estou muito feliz por ter conseguido. Claro, eu duvidava. As subidas estavam ficando cada vez mais difíceis a cada volta. As voltas finais foram tão difíceis… Mas é preciso persistir e torcer pelo melhor. Foi uma experiência incrível e uma semana de sucesso.”
O belga Remco Evenepoel conquistou a medalha de prata, 1’28” atrás de Pogačar, após conquistar o ouro uma semana antes no contrarrelógio individual. O irlandês Ben Healy completou o pódio com uma vantagem de 2’16”.
Henrique Avancini foi o único brasileiro a participar do Mundial, mas acabou não completando a prova. Apenas 30 ciclistas chegaram ao final da competição.
