Esloveno abriu 54s do belga Remco Evenopoel, enquanto Vingegaard e Van Der Poel se distanciam
A saga de Tadej Pogacarpelo título do Tour de France 2025 ganhou mais um capítulo neste sábado (12) com a manutenção da liderança do giro com tempo total de 29h 48′ 30”. A oitava etapa do tour entre Saint-Méen-Le-Grand e Laval Espace Mayenne teve a vitória do italiano Jonatham Milan da Lidl-Trek, em segundo o belga Wout Van Aert, da Visma, e o australiano Kaden Groves, da Alpecin, fecharam o top-3. Ao final dos 171.4km de prova, o pelotão segurou fugas e fechou com os principais favoritos no mesmo tempo.
O esloveno Tadej Pogacar foi o 42º neste sábado, mas o objetivo do atual campeão mundial e dono da camisa amarela era manter o tempo de 54s para o belga Remco Evenepoel, atual segundo lugar. A ótima forma de Pogacar ainda coloca o esloveno na segunda posição das disputas de melhor pontuador, 156 contra 182 do líder Jonathan Milan, e melhor montanhista, 7 pontos contra 8 do belga Tim Wellens.
As principais ameaças a Tadej vão precisar surpreeender o dono 101 vitórias na carreira para buscar o título nas duas semanas restantes. Remco Evenepoel está a 54s do esloveno e 182 atrás, o local Kevin Vauquelin tem 1′ 11” de desvantagem. O ex-líder e favorito junto a Tadej, Mathieu Van der Poel (NED) perdeu a liderança na etapa passada e caiu para a quinta colocação com perda significativa de 1′ 29” para o camisa amarela. Na quarta posição, o dinamarquês Jonas Vingegaard está 6s a frente de Mathieu.
