Desta vez o ouro veio na Romênia após superar por 12 a 0 a atleta da casa; carioca entra para o Top 10 do ranking mundial na categoria 76 kg
A turnê europeia de Thamires Machado se encerrou hoje (8) com mais uma medalha de ouro para a wrestler carioca. Em torneio realizado em Bucareste, na Romênia, a brasileira dominou completamente a atleta da casa Larissa Nitu por 12 a 0 e faturou o terceiro título consecutivos em menos de dois meses.
“Estamos muito contentes e esperançosos não apenas com os resultados da Thamires, mas com seu desenvolvimento no geral. Ela vem lutando de igual para igual com as melhores do mundo e as vencendo. A comissão técnica da CBW acredita muito no seu potencial, pois ela pode quebrar essa bolha de conseguir medalha em Mundial e se classificar para os próximos Jogos Olímpicos”, observa Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.
“Thamires teve um excelente aproveitamento nas três competições de alto nível realizadas na Hungria, Polônia e Romênia. Enfrentou adversárias experientes em lutas duras. Impôs seu ritmo o tempo inteiro, buscou o resultado e mostrou até certa tranquilidade”, avalia Flávio Ramos, treinador da seleção brasileira que acompanhou a atleta nesta turnê.
A atleta do Tijuca Tênis Clube vem se firmando entre as Top 20 do estilo livre (10ª colocada na categoria 76 kg e 19ª na 72 kg) e como a principal destaque do wrestling feminino do Brasil na atualidade, ao lado da conterrânea Giullia Penalber, que detém o melhor desempenho brasileiro em Jogos Olímpicos (5ª colocação em Paris 2024) e figura na sexta posição na categoria 57 kg.
Thamires volta ao Rio de Janeiro para iniciar um treinamento de campo entre 13 de agosto e 3 de setembro no CEFAN da Marinha do Brasil. Juntamente com o colega Calebe Ferreira, ela se prepara para participar do Campeonato Mundial Sênior, em Zagreb, entre 14 e 21 de setembro. Outros brasileiros estão confirmados na competição: Grabriela da Rocha, Kamila Barbosa da Silva, Gabriel Silva, Renato da Silva e Marat Garipov.
