Cearense sairá do top-160 mundial com a queda na Suécia
O cearense Thiago Monteiro foi eliminado do ATP 250 de Bastad, na Suécia, nesta terça-feira (15), para o norueguês Nicolai Budko Kjaer por 7/5 3/6 6/7 em 2h41m de jogo. A derrota fará Thiago cair nove posições no ranking mundial e se tornar o nº4 do Brasil. Nas duplas, Marcelo Melo e Rafael Matos avançaram com vitória sobre Harper/Seggerman por 2 a 0.
A má fase de Thiago Monteiro será prolongada após queda nesta terça para rival norueguês na estreia do ATP de Bastad. O brasileiro apenas venceu três partidas, sendo duas na chave prévia do torneio sueco, desde abril. Antes top-100, Thiago será, ao menos, o 161º do mundo e será ultrapassado por Felipe Meligeni. No qualificatório do 250 de Bastad, Monteiro derrotou Andrei Martin, da Eslovênia, e Vilius Gaubas, da Lituânia.
Hoje (15), Monteiro abriu o jogo a frente ao marcar 7/5 sobre Kjaer com quebra do saque do rival no décimo-primeiro game. O cearense jogou set de 55 minutos e perdeu três chances de furar o serviço de Budkov na parcial. No segundo período de jogo, Nicolai abriu sobre Thiago, que chegou a ter 3/4 no placar. O brasileiro perdeu os dois games finais para Kjaer que fechou o set em 6/3 e 1×1.
Na parcial decisiva, Thiago abriu 4/2 e 5/2 sobre Nicolai, mas não teve chances de confirmar a vitória. O rival norueguês empatou o jogo em 5/5 e 6/6. Com o jogo empatado, a partida foi ao tie-break decisivo. Nicolai anotou 4-0, 6-1 e fechou o jogo em 7/6(7-2) e 2×1.
Matos/Melo avançam
A parceria brasileira de Marcelo Melo e Rafael Matos estreou com vitória em Bastad, avançando às quartas de final. Os campeões do Rio Open, em fevereiro, superaram o canadense Cleeve Harper e o estadunidense Ryan Seggerman por duplo 7/5. Os brasileiros enfrentam os principais favoritos Andreozzi/Arends na próxima fase.
