Thymen Arensman supera Pogacar e vence montanha desafiadora no Tour de France

Tadej disputou até o final contra Jonas Vingegaard e abriu vantagem na classificação geral

Foto: Cor Vos
Foto: Cor Vos

A 14ª etapa do Tour de France, realizada na fria cadeia de montanhas entre Pau e Luchon-Superbagnéres, neste sábado (19), foi concluída após 182.2 km com vitória do neerlandês Thymen Arensman (INEOS) em 04h 53′ 35′. O segundo colocado foi o camisa amarel Tadej Pogacar (UAD) com 1m8s de desvantagem para Thymen. Logo atrás, Jonas Vingegaard (Visma) buscou quebrar o gap para Pogacar no quilômetros finais, mas perdeu força e encerrou a prova na terceira colocação. Na classificação geral (CG), Tadej abriu mais 4s para Jonas, enquanto Remco Evenepoel abandonou.

Fuga de Arensman e Pogacar x Vingegaard

O calor das últimas etapas foi substituído pelo frio e chuva das altas montanhas francesas, algo que os ciclistas aproveitaram para recompor o desgaste das última semana de prova com temperaturas altas. Neste sábado, Thymen alcançou a liderança com fuga e o suíço Felix Gall (Decathlon) tentou acompanhar o rival, mas perdeu ritmo e viu Arensman liderar com folga para os demais.

Na primeira formação de pelotão, Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard e o alemão Florian Lipowitz (Red Bull), 1º, 2º e 3º na buscavam o momento perfeito para dar fuga e ir atrás de Gall e Arensman. A UAD liderou o grupo e com poucos quilômetros para o fim, foi surpreendida por ataque de Jonas Vingegaard. Tadej buscou o dinamarquês com companhia de Florian e os ciclistas começaram jogo mental em busca do segundo lugar e classificação geral.

Após um tempo na roda de Pogacar, Lipowitz desistiu da disputa e a briga pela segunda colocação, após a ultrapassagem sobre o lento Felix Gall, ficou entre os dois principais ciclistas da temporada. Vingegaard buscou fuga de Pogacar duas vezes, mas o esloveno não deu brecha e no quilômetro final, arrancou e fechou a prova 4s após Jonas. Na CG, Tadej soma 50h 40′ 28”, enquanto Vingegaard vem 4m13s atrás. Florian é o novo terceiro com 7m53s de desvantagem para o campeão mundial.

O belga Remco Evenepoel (Soudal) sofreu abandono e não disputa mais o Tour de France, o bicampeão olímpico em Paris-2024 já vinha perdendo tempo considerável para Pogacar, mas agora não poderá mais buscar pontos para a Soudal.

Pogacar na busca das camisas verde e de bolinhas

Tadej Pogacar também pode se tornar o melhor pontuador geral (verde) e de montanhas (bolinhas) nas última semana de Tour, o esloveno soma 223 pontos na briga pela camisa verde contra 251 do italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), que não vem obtendo grandes resultados em etapas montanhosas. A semana final do giro francês será recheada de subidas, algo que Tadej poderá usar a seu favor.

Na classificação de montanhistas, Pogacar soma 52 pontos e esta a oito do líder local Lenny Martinez (Bahrain). Hoje (19), Lenny dominou as parciais de pontuação para a camisa de bolinhas, apesar de ser apenas o 35º na classificação final.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *