Tiffany fica de fora de lista preliminar do Osasco para o mundial de clubes

Tiffany ainda aguarda aprovação do comitê de elegibilidade de gênero da FIVB para disputar mundial; Natália Zílio aparece em seu lugar

Divulgação/CBV
Divulgação/CBV

O Osasco vai ter um desfalque para a disputa do Mundial de clubes de vôlei feminino, que será disputado em São Paulo em dezembro. Em lista preliminar de jogadoras divulgada pela FIVB, não consta o nome de Tiffany. Ela não foi aprovada pelo Comitê de Elegibilidade de Gênero da entidade e em seu lugar, a equipe paulista inscreveu Natália Zílio, que está encaminhando para ir ao voleibol chinês depois da competição. A informação foi divulgada inicialmente pelo site globoesporte.com

Embora a FIVB não proíba atletas transgênero de disputarem competições de vôlei, a inscrição destes atletas dependem da aprovação do comitê de elegibilidade de gênero para poder competir. Em nota ao ge.com, Osasco afirmou que o comitê ainda não se decidiu sobre a participação de Tiffany no mundial de clubes e se a decisão for favorável a jogadora de 41 anos, ela será inscrita:

“O clube esclarece que a situação está diretamente relacionada ao fato de que Tifanny está se submetendo ao procedimento de autorização pela FIVB através do Comitê de Elegibilidade (Sex Eligibility Committee), procedimento exigido pela FIVB para participação, em competições internacionais”

O Osasco demonstrou seu apoio a jogadora: “O clube reitera seu total apoio e suporte a Tifanny, que está cumprindo todas as etapas e procedimentos previstos nessas normas de elegibilidade. Por se tratar de um processo em andamento e que envolve informações médicas, jurídicas e técnicas, o clube não comentará detalhes, mas reforça que se trata de um trâmite regulatório novo e próprio das competições FIVB.”

O que é o Comitê de elegibilidade de gênero da FIVB?

Segundo a FIVB, o comitê é formado por especialista jurídico e um especialista médico nomeados pela FIVB, além de um(a) atleta indicado(a) pela Comissão de Atletas da FIVB. Deve haver pelo menos um membro do sexo masculino e um do sexo feminino

São analisados fatores fisiológicos, médicos, esportivos e quaisquer outras considerações apresentadas pelo(a) atleta para avaliar a inscrição da(o) atleta. Comitê de Elegibilidade de gênero deve considerar o desenvolvimento fisiológico do(a) atleta com base na puberdade que ele/ela vivenciou. Um recurso contra rejeição da inscrição pode ser feito em até 14 dias depois da decisão do comitê.

Natália de volta

Campeã da Superliga com a equipe paulista, Natália Zílio, que após disputar partidas nos Estados unidos no segundo semestre, treinava em Osasco para manter a forma enquanto concretizava sua transferência para o vôlei chinês, foi convidada para atuar na equipe. Sua participação já era especulada e se confirmou na lista preliminar, na competição que deve ser a despedida oficial da campeã olímpica.

Confira a lista completa do Osasco no mundial

1 Sophia
2 Mayhara
3 Maiara
4 Maira
5 Ana Berto
7 Natália Danielski
8 Bianca Cugno
10 Jenna Gray
11 Valquiria
12 Natália
13 Giovanna
14 Larissa
15 Geovana
16 Marina
17 Lara Molinari
18 Camila Brait
19 Rebeca
22 Baird
23 Lara
24 Lorena

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *