Time Brasil é convocado para enfrentar a Grécia pela Copa Davis de tênis masculino

Confronto acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas, na Grécia

Arte: CBT
Arte: CBT

O Time Brasil está convocado para enfrentar a Grécia em partida válida pelo Grupo Mundial I da Copa Davis. Nesta terça-feira (02), o capitão Jaime Oncins convocou os cinco representantes do país no torneio, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas, na Grécia, com transmissão ao vivo da Cazé TV.

Para o duelo diante dos gregos foram convocados João Fonseca, número 45 do ranking ATP, Thiago Wild (#143) e Matheus Pucinelli (#281), além dos duplistas Rafael Matos (48° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (#52).

Sem mudanças em relação à última convocação, o capitão Jaime Oncins destacou o momento dos jogadores. “O João que vem jogando muito bem em seu segundo ano como profissional no circuito, uma temporada com várias experiências e novas vivências. O Wild e o Pucinelli fizeram parte da equipe no último confronto diante da França e nessas condições, nesse tipo de piso, são jogadores que se adaptam bem. A dupla com o Marcelo e com o Rafa que estão jogando juntos há dois anos e vem de uma conquista importante em Winston-Salem, praticamente com as mesmas condições que iremos enfrentar diante dos gregos em um piso duro e quadra outdoor. Então estamos bastante confiantes, acreditamos muito que podemos voltar de Atenas com uma vitória e contamos com o apoio de toda a torcida brasileira”, explicou Oncins.

O confronto é disputado em até cinco partidas. No sábado (13/09), a partir de 11h (horário de Brasília), serão disputados dois jogos de simples em sequência. Já no domingo (14/09), às 10h (horário de Brasília), serão disputadas uma partida de duplas e outra de simples. Em caso de empate, a decisão acontecerá em mais uma partida de simples.

Histórico do Confronto

Na história, Time Brasil e a Grécia se enfrentaram em apenas uma oportunidade, na Copa Davis de 1963. O Time Brasil , representado por José-Edison Mandarino e Ronald Barnes, derrotou os gregos por 3 a 2. No primeiro confronto, Mandarino levou a melhor sobre Nikolaos Kalyvas, vencendo por 6/1 9/7 6/1. Na segunda partida, Barnes derrotou Nicky Kalogeropoulos de virada, com parciais de 4/6 6/0 7/5 6/2. No 3º e 4º confronto os gregos acabaram levando a melhor. Na 5ª e decisiva partida, Mandarino derrotou Nicky Kalogeropoulos por 6/1 6/1 6/3.

Time Brasil

João Fonseca – Com apenas 19 anos e ocupando a 45ª posição no ranking da ATP, João fará sua quarta participação na Copa Davis. O jovem tenista carioca aparece como uma das grandes promessas do tênis mundial, com atuações marcantes como a vitória sobre o número 9 do mundo, Andrey Rublev, no Australian Open. No ano passado, conquistou o ATP Challenger 75 de Lexington, nos Estados Unidos, o primeiro título de sua carreira. Ainda em 2024, fez história ao se tornar o primeiro sul-americano a conquistar o título do Next Gen ATP Finals, igualando o feito do italiano Jannik Sinner e do espanhol Carlos Alcaraz de atletas mais jovens a conquistar o torneio. João começou a temporada de 2025 com o pé direito, faturando o ATP Challenger 125 de Camberra, o ATP 250 de Buenos Aires, o maior de sua carreira até então, o Challenger 175 de Phoenix, além de ser presença confirmada nos principais torneios do circuito.

Thiago Wild – Segundo brasileiro mais bem ranqueado individualmente na 143ª posição, o paranaense de 25 anos chega a sua 9ª convocação para a Copa Davis. Em sua carreira, possui nove títulos, sendo cinco deles ATP Challenger, dois M15, um M25 e o Chile Open de 2020, quando derrotou o norueguês Casper Ruud na final. Em 2023, chegou à terceira rodada de Roland Garros, após superar o número 2 do mundo, Daniil Medvedev.

Matheus Pucinelli – Atualmente ocupando a 281ª posição no ranking da ATP, o campinense de 24 anos se prepara para sua quinta participação na Copa Davis. Ao longo de sua carreira, Matheus acumula cinco títulos: um ATP Challenger 50, conquistado no Chile em 2023, além de dois torneios de categoria M25 e outros dois de categoria M15.

Rafael Matos – Atual 48° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho de 29 anos chega a sua 8ª convocação para a Copa Davis. Na carreira, possui nove conquistas de ATP 250, sendo a mais recente em Winston-Salem ao lado de Marcelo Melo no final de agosto, dois ATP 500, além do do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani. É o atual bicampeão do Rio Open, conquistando o torneio no início de 2025 também ao lado de Marcelo Melo e em 2024, atuando junto do colombiano Nicolás Barrientos.

Marcelo Melo – Atual 52º no ranking de duplas da ATP, o mineiro de 41 anos defende o Brasil na Copa Davis desde 2008 e chega a sua 27ª convocação. Na carreira, é recordista brasileiro em número de títulos, com 40 conquistas, sendo dois Grand Slam – Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017) e nove Masters 1000, além de 12 ATP 500 e 17 ATP 250, o último ainda no final de agosto ao lado de Rafael Matos. Único tenista do país na história a ser número 1 do mundo em duplas.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *