Na abertura da participação brasileira, Emily igualou seu próprio recorde nacional com 78kg, terminando em nono lugar no arranco
Teve início nesta quinta-feira (02) a participação brasileira no Campeonato Mundial de levantamento de pesos, em Forde, na Noruega. A primeira pesista do Brasil a subir na plataforma foi Emily Rosa, que fez boa prova no grupo B, ficando no Top 10 do arranco na categoria até 48kg feminino. Nesta sexta-feira (02) outros três atletas brasileiros competem no Mundial.
Emily começou com uma entrada tranquila no grupo B, de 75kg. Cumpriu com êxito, já se posicionando na liderança do grupo. Na sequência, igualou seu próprio recorde nacional, com 78kg. Na última tentativa, falhou, mas não foi ultrapassada no grupo B. Após os resultados do grupo A, teve a nona colocação confirmada no exercício, no Top 10 mundial.
No arremesso, Emily ficou com a sensação de que poderia ter ido além. Começou com 97kg, que acabou sendo seu resultado final, já que falhou duas vezes com 100kg, marca que estabeleceu o recorde nacional anteriormente. Desta forma, terminou em quarto lugar no grupo B e em 14º na soma dos grupos. Na soma de arranco e arremesso, finalizou na 11ª colocação.
A delegação brasileira no Mundial conta com uma equipe renovada, em busca de afirmação no cenário internacional. O país terá uma delegação três vezes maior do que na última edição, com seis integrantes, duas delas no primeiro ano de adultas: a estreante Júlia Rodrigues (até 58kg) e Taiane Justino (acima de 86kg).
Amanhã, três brasileiros sobem na plataforma e a grande expectativa gira em torno de Thiago Félix. Campeão mundial no arranco em 2024, na categoria até 55kg, o paulista disputa seu primeiro Mundial na categoria até 60kg e vem de boas participações internacionais. Ele é o único integrante da delegação a competir no grupo A, com os maiores pesos de entrada na plataforma.
A equipe é completa por Laura Amaro (até 77kg), uma das representantes da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris e medalhista mundial em 2021; Nathasha Rosa (até 53kg), que representou o país nos Jogos de Tóquio.
Confira a agenda dos brasileiros no Mundial da Noruega (horários de Brasília):
Sexta-feira (3) – 5h – Julia Rodrigues – Categoria até 58kg feminino – Grupo C
Sexta-feira (3) – 10h – Nathasha Rosa – Categoria até 53kg feminino – Grupo B
Sexta-feira (3) – 14h30 – Thiago Félix – Categoria até 60kg masculino – Grupo A
Quarta-feira (8) – 12h – Laura Amaro – Categoria até 77kg feminino – Grupo B
Sábado (11) – 6h – Taiane Justino – Categoria acima de 86kg feminino – Grupo B
*com informações de Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
