Vitória geral foi da neerlandesa Lorena Wiebes e camisa amarela é de Marianne Vos
A brasileira Tota Magalhães (Movistar) fez história, nesta terça-feira (29), com atuação de gala na quarta etapa do Tour de Femmes, na França, entre Saumur e Poitiers, ao ser a primeira brasileira a vencer em montanhas e buscar fuga por 70 km. Com 10 km para o fim, a brasileira foi superada pelo pelotão e a neerlandesa Lorena Wiebes (Protime) venceu o sprint decisivo para levar o estágio após 130.7 km em 02h 54′ 11”.
O desempenho de Tota Magalhães no quarto estágio do Tour de France foi inédito para ciclistas do Brasil, a atleta da Movistar puxou fuga com 80 km para o fim e sustentou a liderança junto a alemã Franziska Koch até os 10 km finais. A brasileira aproveitou a distância para o grupo das principais atletas para vencer a montanha de Côte de Marigny (categoria 4).
Esta foi a primeira vitória em montanha categorizada de uma atleta brasileira seja no evento feminino ou masculino do Tour de France. A única vitória em etapa foi de Mauro Ribeiro, em 1991, em Rennes.
.@totamagalhaes FAZ HISTÓRIA NO @LeTourFemmes
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) July 29, 2025
1ª a chegar ao topo da Côte de Marigny, Magalhães tornou-se a 1ª brasileira, homem ou mulher, a liderar uma subida categorizada. O país tem apenas 1 vitória em etapa, conquistada por Mauro Ribeiro em 1991pic.twitter.com/DWKCwmG7U7
A escalada distribuiu 2 pontos para a Ana Vitória na disputa da camisa de bolinhas, liderada pela suíça Elise Chabbey (FDJ-Suez) com 10. Tota também somou 20 pontos na briga pela camisa verde, de maior pontuadora geral, ao ser a segunda no sprint intermerdiário. A corrida é liderada pela vencedora de hoje (29), Lorena Wiebes (Protime) com 197.
O pelotão secundário alcançou Tota Magalhães e a brasileira despencou na classificação, fechando a prova na 141ª colocação com 3m23s de atraso. Na classificação geral, Tota é a 124ª com 24m28s de tempo perdido. A prioridade da brasileira, gregária na Movistar, é embalar a capitã alemã Liane Lippert, 50ª hoje.
Lorena Wiebes levou o quarto estágio com aceleração decisiva nos metros finais da etapa, a neerlandesa estava pressionada pela compatriota Marianne Vos, lider geral, e a irlandesa Lara Gillespie. Com força e muito impulso, Lorena passou pela linha de chegada com mínima diferença e venceu pelo segundo dia seguido no Tour. Dona da camisa amarela, Vos perdeu 4s de vantagem e lidera com tempo total de 11h 13′ 11”, 12s acima de Wiebes.
