Oposta marcou 13 pontos e foi a maior pontuadora da partida. Brasil enfrenta o Japão na semifinal.
O Brasil chegou à semifinal da Liga das Nações após vencer a Alemanha por 3 sets a 0 (25-19, 26-24 e 25-14), em Lodz, na Polônia, na tarde desta quinta-feira (24). A oposta Rosamaria, maior pontuadora do confronto, e a levantadora Roberta comentaram o desempenho da seleção brasileira após a vitória.
– Jogo de quartas de final é sempre uma tensão, porque é o jogo que te coloca aí na zona de medalha. Nosso primeiro jogo lá no Brasil foi muito duro e, hoje, o resultado de 3 a 0 não demonstra o quanto esse jogo foi duro para ambos os lados – comentou Rosamaria, que terminou com 13 pontos – todos em ataques.
A levantadora Roberta, consistente na distribuição, deixou Rosamaria e Gabi com dois dígitos na pontuação e aproveitou a alta eficiência das centrais no ataque – em especial Julia Kudiess, com 85% de aproveitamento na virada de bola.
– A Alemanha sempre dá um volume de jogo grande, joga muito rápido. Achei que a gente deu um ritmo bom para o jogo. Em alguns momentos a gente se perdeu, mas eu sempre fico feliz com a forma que a gente consegue retomar para o jogo. Acho que o foco, lembrando o que cada posição deve fazer. O Zé Roberto o tempo todo mandando informação. Isso manteve a gente no trilho, muito focada. E a gente vai precisar de um foco muito maior ainda na semifinal – disse Roberta após o jogo.
A seleção brasileira foi melhor no bloqueios (11 pontos, contra cinco das alemãs) e aproveitou os pontos cedidos em erros (23 no total) pelas adversárias para vencer. Rosamaria recebeu 27 bolas e converteu 13 dos ataques, errando em apenas três ocasiões.
– A gente começou muito bem o primeiro set, o que nos deu energia. A gente encontrou o nosso ritmo para conseguir essa vitória de 3 a 0, que era muito importante contra uma equipe que lutou demais. Agora a nossa missão é descansar e pensar no nosso próximo adversário, que já está definido – completou a oposta.
Na semifinal, o Brasil vai enfrentar o Japão, que venceu a Turquia. A segunda semifinal será entre a a Polônia e a Itália, reeditando os dois duelos da VNL feminina de 2024.
