Samuel Pupo se aproxima de sua segunda vitória no Challenger em Saquarema e brasileiras são eliminadas do evento
A pressão segue aumentando a cada bateria no Saquarema Pro, a quinta etapa do Challenger Series 2025 da World Surf League (WSL). As quartas de final estão definidas após a conclusão da bateria 8 da rodada dos 32 do Masculino, e das rodadas dos 16 do Masculino e Feminino nesta quarta-feira.
Ondas de meio a um metro e meio colocaram à prova os surfistas que buscam a classificação para o Championship Tour (CT), com mais líderes do ranking sendo eliminados, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Dos seis brasileiros que vestiram a lycra de competição hoje, apenas três seguem na briga pelo título.
A próxima chamada está programada para às 6h30, com previsão de início do Finals Day às 7h05.
Samuel Pupo se aproxima de sua segunda vitória no Challenger em Saquarema
Após um início de dia difícil com a eliminação de Mateus Herdy (BRA), atual número 4 do ranking brasileiro, na Rodada dos 32, os brasileiros reagiram com força na Rodada dos 16, liderados pelo campeão do Saquarema Pro 2023, Samuel Pupo (BRA). Pupo enfrentou o também ex-competidor do CT Jackson Baker (AUS) e mostrou mais uma vez toda a potência do seu backside, somando 12,50 pontos (de 20 possíveis) em sua bateria.
“Minha bateria na Rodada de 32 começou devagar, e eu consegui virar no último segundo. Nesta, eu sabia que as condições continuariam difíceis, então decidi ser mais proativo e me dar o máximo de chances possível”, disse Pupo, que completou:
“É sempre bom avançar nas baterias, e esta rodada foi muito importante pra mim. Quero fazer um bom trabalho para que todos fiquem felizes no fim do ano, e que eu e meu irmão possamos voltar juntos ao Tour. Esse é o principal objetivo.”
Pupo avança às quartas de final ao lado dos também brasileiros Cauã Costa (BRA) e Deivid Silva (BRA). Costa superou o sempre perigoso Nolan Rapoza (EUA), enquanto Silva venceu o Rookie of the Year do CT 2023, Ian Gentil (HAW).
“Estou me sentindo muito bem. Estou aqui com minha família, meu pai, minha esposa e meus filhos, e fico muito feliz por avançar, porque vêm bons pontos por aí. Essa bateria foi muito difícil, porque o Ian conhece bem as ondas daqui e as notas ficaram bem próximas. Tenho boas lembranças dos últimos anos, embora no último evento aqui eu não tenha ido tão longe. Este ano no Challenger Series não tive bons resultados, então quero chegar às finais aqui”, declarou DVD.
Brasileiras são eliminadas do evento
No Feminino, as brasileiras não tiveram sorte no quinto dia da janela de realização do evento. Logo após a derrota de Mateus Herdy, Luana Silva (BRA) foi a primeira a entrar na água, mas não conseguiu se conectar com o mar e acabou sendo eliminada por Annette Gonzalez Etxabarri (ETA). Agora, a atleta basca enfrentará a surfista já classificada para o CT 2026, Tya Zebrowski (FRA), para um duelo 100% europeu, na bateria de número um das quartas de final. Tya é a mais jovem atleta a se classificar para a elite do surfe mundial, aos 14 anos de idade.
Já a wildcard Tainá Hinckel (BRA), tinha um desafio ainda mais difícil, competindo com a experiente Sally Fitzgibbons (AUS), uma das figuras mais icônicas do surfe mundial. A australiana dominou o confronto contra a brasileira e garantiu sua terceira classificação para as quartas de final na temporada, mantendo viva sua busca pela reclassificação para o Championship Tour (CT).
“Eu já venho para Saquarema há muitos anos e já surfei esse mar em muitas condições diferentes. Então, eu apenas confio nos meus instintos e tento ‘driblar’ o nervosismo durante um duelo apertado como esse, mesmo que sob pressão. Obviamente, o que você busca é tirar essa pressão da classificação para o Tour, conseguindo os pontos necessários o mais rápido possível. Mas, também, é o melhor sentimento do mundo quando você consegue essa conquista estando na corrida por um título ou em um evento difícil. Eu amo todo esse processo e esse jogo, especialmente no Challenger Series, com várias gerações e baterias ‘malucas’ na água”, declara Sally.
O próximo desafio da australiana será encarar a peruana de 18 anos de idade e campeã sul-americana Pro Júnior 2024, Arena Rodriguez (PER). Diferentemente de Sally, Arena já competiu em Saquarema este ano, como wildcard no VIVO Rio Pro, nona etapa do CT, e surpreendeu a todos ao chegar até às quartas de final, na qual foi derrotada pela campeã da etapa e atual Campeã Mundial, Molly Picklum (AUS).
Outro grande destaque das oitavas de final feminina foi a portuguesa Yolanda Hopkins (POR). A atleta, que chegou para a etapa em segundo lugar no ranking classificatório, eliminou Alyssa Spencer (USA), campeã do evento, em 2022. Na água, Yolanda garantiu a maior nota da bateria (6.33), em sua primeira tentativa. Entretanto, nenhuma de suas ondas surfadas posteriormente, eram boas o suficiente para somar e superar o somatório (10.14) da norte-americana. Até que, faltando apenas dois minutos para o final da bateria, a atleta usou a prioridade ao seu favor e colocou toda a energia necessária em sua última onda, garantindo a virada e a permanência na competição. Dessa forma, Hopkins está a um passo de garantir sua vaga no CT 2026. Para isso, ela precisa derrotar Ellie Harrison (AUS) na quarta e última bateria da próxima rodada.











