Tricampeão! Perugia bate Osaka e conquista terceiro título mundial em quatro anos

Equipe italiana foi superior em quase todo o jogo, superando um terceiro set equilibrado para sair campeão do mundo mais uma vez

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

O Perugia é campeão do Mundial de Clubes Masculino de vôlei 2025. Neste domingo (21), a equipe italiana venceu o Osaka, do Japão, e conquistou pela terceira vez o título nas últimas quatro edições do torneio. A partida terminou com vitória da equipe europeia em 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-21 e 29-27, com um terceiro set bem equilibrado. Mais cedo, o Zawierce, da Polônia, bateu o Campinas e ficou com a terceira colocação.

O Campeonato Mundial deste ano foi realizado pela primeira vez no Norte do Brasil, em Bélem, e contou com a participação de oito equipes: Perugia (Itália), campeão europeu; Zawierce (Polônia), vice-campeão europeu; Al-Rayyan (Catar), campeão asiático; Osaka (Japão), vice-campeão asiático; Swehly (Líbia), campeão africano; além dos brasileiros Sada Cruzeiro, campeão sul-americano, Praia Clube, vice-campeão sul-americano e Vôlei Renata Campinas, representante do país sede.

A grande decisão colocou frente a frente duas equipes que reúnem estrelas mundiais e prometia muito equilíbrio, assim como foi na partida da fase de grupos em que o Perugia venceu por 3 sets a 2, no entanto, com a bola em jogo, os italianos foram amplamente superiores nos dois primeiros sets anotando 25-20 e 25-21. No terceiro set, os japoneses conseguiram equilibrar o jogo e chegaram a ter o set point, que acabaram desperdiçando.

Uma coisa que o Perugia não fez neste campeonato foi desperdiçar oportunidades, e após evitar que o Osaka fechasse o terceiro set, os italianos tomaram a frente da parcial e fecharam em seguida por 29-27, assegurando de forma invicta seu terceiro título mundial. O tunisiano Ben Tara foi novamente o maior pontuador do jogo, com 16 acertos pelo time campeão.

Com o título deste ano, o Perugia conquistou o terceiro título mundial, nos últimos quatro anos de torneio, se tornando a terceira equipe com mais conquistas, atrás apenas do também italiano Trentino e do Cruzeiro. Os vencedores invictos deste ano haviam vencido ainda em 2022 e 2023. O Zawiere bateu o Campinas por 3 sets a 0 e ficou com o bronze (veja como foi).

O prêmio de melhor jogador da final ficou para o experiente levantador italiano Gianelli, que também figurou como o melhor levantador da seleção do campeonato. Completam o time de melhores do Mundial, os ponteiros López (Osaka) e Russell (Zawiercie), os centrais Loser (Perugia) e Solé (Perugia), o líbero Yamamoto (Osaka) e o oposto Ben Tara (Perugia).   

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *