A cidade sueca de Varberg recebe a segunda etapa da liga mundial de Street e Park nesta sexta-feira
A segunda etapa do PRO TOUR STU, a nova liga mundial de skate inserida no calendário este ano, começa nesta sexta-feira (01/08) na cidade de Varberg, na Suécia. As pistas de Street e Park do Freden Skatepark receberão nada menos que 79 skatistas de 20 diferentes países, superando as 19 nacionalidades presentes na etapa de abertura, em Porto Alegre (RS).
Além de grandes nomes brasileiros, o evento contará com representantes de outros três países sul-americanos: Argentina, Colômbia e Peru. Subindo o mapa, Porto Rico e Estados Unidos também estarão presentes. Dos europeus, skatistas da Suécia, Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Itália, Portugal, Suíça, Eslováquia e República Tcheca. Por fim, Japão e Austrália.
Tamanha diversidade reforça a credibilidade da plataforma STU e mostra que o PRO TOUR caiu nas graças dos estrangeiros e é uma realidade. Para se ter uma ideia da grandeza do evento, a nipo-britânica Sky Brown, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e de Paris e um dos principais nomes da modalidade Park, afirmou que o STU é o seu campeonato favorito em todo o mundo.
“É sempre muito bom estar com os brasileiros. Já disputei algumas etapas Open do STU no Rio, o clima é fantástico e é meu evento de skate preferido. O ambiente é sempre o melhor possível, os skatistas se sentem bem. Agora, o STU chega com seu primeiro evento internacional e estou muito entusiasmada. Já começa nesta sexta e espero que todos nos acompanhem”, disse Sky.
Sueco Hampus Winberg vibra por receber o STU na sua Varberg
Também da modalidade Park, a australiana Arisa Trew, atual campeã olímpica, medalha de ouro em Paris-2024, é outro dos grandes nomes que disputarão a etapa de Varberg. Será o segundo evento de STU que ela participará. No ano passado, no Rio de Janeiro, ela foi vice-campeã do PRO TOUR STU, superada justamente por Sky Brown.
“Estou muito animada para andar de skate no PRO TOUR novamente, agora aqui na Europa. É muito divertido e temos um ótimo grupo de pessoas na disputa. Competidores, sim, mas amigos acima de tudo. A pista de Varberg é muito boa e estamos tendo ótimas sessões de treinos”, disse Arisa, que tem apenas 15 anos e foi a primeira mulher a realizar a manobra 900 no skate.
Um dos anfitriões é Hampus Winberg, que é natural de Varberg. Aos 19 anos, é um dos bons nomes da nova geração e representou a Suécia nos Jogos Olímpicos de Paris e terminou em 9º lugar. Ele costuma dizer que tem um estilo próprio e diferente de andar de skate, buscando trazer manobras antigas, novas e algumas variações de manobras. Ele esteve presente à etapa de Porto Alegre.
“É muito legal ter o STU aqui na Suécia e ver todo mundo se divertindo no parque da minha cidade natal. Espero que isso traga alegria e estímulo a outros skatistas de Varberg. O PRO TOUR é um evento super especial, com amigos e muitos nomes interessantes que vivem para o skate, assim como eu. Vamos todos procurar dar um show na pista”, declarou Hampus.
