Bracy-Williams foi prata no Mundial de 2022
O velocista olímpico Marvin Bracy-Williams concordou com uma suspensão de 45 meses por doping em um caso investigado por autoridades federais antidoping, que, segundo o chefe da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), levou a “diversos resultados impactantes”.
A USADA informou na segunda-feira que o caso contra Bracy-Williams, de 31 anos, que desapareceu misteriosamente das competições de velocidade em 2023, foi levado ao seu conhecimento por um denunciante.
Isso levou ao teste positivo para uma substância proibida do velocista. O caso prosseguiu com a tentativa de Bracy-Williams de obstruir a investigação e terminou com ele prestando “assistência substancial” às autoridades, que descobriram outros casos.
A USADA afirmou que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), que supervisiona os casos de doping para a World Athletics, e a Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos (DEA) também participaram do caso.
“Quando as regras são aplicadas como deveriam, podemos responsabilizar as pessoas e, ao mesmo tempo, investigar outras violações das regras antidoping e apresentar acusações criminais”, disse o CEO da USADA, Travis Tygart. “Esta investigação já resultou em vários desfechos impactantes, que serão anunciados posteriormente, conforme a investigação geral prossegue.”
A USADA não divulgou mais detalhes. A agência e a DEA já trabalharam juntas no passado para apresentar acusações com base na Lei Antidoping Rodchenkov de 2020, que estabeleceu penalidades criminais para pessoas condenadas por fomentar conspirações de doping que impactam eventos internacionais.
“Este caso também é um exemplo da importância da cooperação entre organizações com objetivos semelhantes e agências de aplicação da lei quando se trata de erradicar esquemas organizados de doping”, disse Tygart.
Bracy-Williams chegou às semifinais dos 100 metros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Seu melhor resultado internacional foi uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo de 2022 em Eugene, Oregon.
Bracy-Williams está banido até novembro de 2028.











