Kerley foi bronze nos 100m em Paris 2024
O velocista estadunidense Fred Kerley foi suspenso provisoriamente por suposta violação de protocolo antidoping, anunciou a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) na terça-feira (12).
Kerley, de 30 anos, que conquistou o bronze nos 100m nos Jogos Olímpicos de Paris no verão passado, pode ser suspenso por dois anos se a acusação for mantida.
O Código Mundial Antidoping determina que um atleta não pode faltar a três testes antidoping e/ou apresentar falhas de registro em um período de 12 meses.
Em um comunicado publicado no X, advogados externos de Kerley disseram que ele pretende contestar a alegação.
“[Kerley] acredita firmemente que um ou mais de seus supostos testes perdidos devem ser anulados, seja porque ele não foi negligente ou porque o agente de controle de doping não fez o que era razoável nas circunstâncias para localizá-lo no local designado”, acrescentou.
Kerley, que conquistou o ouro nos 100m no Campeonato Mundial de 2022, competiu pela última vez na Grand Sprint Series em Norwalk, Califórnia, em julho.
Ele desistiu das seletivas de atletismo dos EUA no mês passado, escrevendo nas redes sociais que estava dando um tempo.
“Os 100m deveriam ser uma corrida de velocidade. 2025 apresentou muitos obstáculos”, disse ele.
Em janeiro, Kerley foi atingido por uma arma de choque e preso pela polícia após um confronto com policiais em Miami, Flórida. Em maio, ele teria sido preso por supostamente dar um soco no rosto de sua ex-namorada e colega atleta Alaysha Johnson.
Kerley disse que sua prisão foi motivada por um “mal-entendido” e que ele limparia seu nome.
