Venezuela, Irlanda e Estados Unidos: ‘estrangeiros’ se destacam no Basketball Camp

Pepe, que mora na Irlanda, Lavanini, que mora nos Estados Unidos, e o venezuelano Escalona participam do NBA Basketball School Camp no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Elogios aos técnicos e à qualidade dos treinos

Foto: Wander Roberto
Foto: Wander Roberto

Em meio a arremessos e dribles, sotaques diferentes no Basketball Camp, camp masculino do programa NBA Basketball School Brasil, que foi realizado até o último domingo, dia 22, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Entre os mais de 80 jovens e meninos, dois brasileiros ‘estrangeiros’ e um venezuelano se destacam nas atividades comandadas por Bryan Gates, assistente técnico do Philadelphia 76ers (com passagens por New Orleans Hornets, New Orleans Pelicans, Phoenix Suns, Minnesota Wolves e Sacramento Kings): Alexandre Pepe, de 15 anos, baiano que mora na Irlanda, João Lavanini, de 17 anos, que vive nos Estados Unidos, e o venezuelano Jesus Escalona, de 17, de férias no Brasil. Nas palavras dos jovens, o encanto com a intensidade dos treinos e com técnicos do camp, em especial, com Bryan Gates.

– Está sendo uma experiência muito legal, estou dando o meu máximo em tudo, tentando melhorar a cada dia. Os coaches são muito bom, atenciosos, atletas olímpicos, o Bryan Gates, que é um coach internacional… Todos querendo ajudar, corrigir, mostrando como melhorar. Estamos aprendendo muito, está sendo incrível – afirmou Pepe.

– Estou muito impressionado, muito feliz em estar aqui, aprendendo, jogando, me divertindo. A maneira como os técnicos passam as coisas, a forma como ensinam, faz com que a gente consiga evoluir rápido. É um aprendizado enorme. Eles estão ao nosso lado o tempo todo, fazendo com que a gente suba de nível – disse Escalona, que joga no Chile e tem como ídolo Jared McCain, dos 76ers, atleta que trabalha com Gates no Philadelphia.

– Participei em 2023 e estou feliz em voltar. Comecei aos 12 anos no NBA Basketball School em Ribeirão Preto, me apaixonei pelo basquete, comecei a jogar, treinar e isso me fez querer ir para os Estados Unidos. A atmosfera do evento, a energia, as amizades que fazemos, as experiências que estamos vivendo… Os coaches sabem muito, trazem muita bagagem e a atenção, a intensidade e os ensinamentos, tudo isso é muito especial e diferente – completou Lavanini, que joga na IMG Academy, na Flórida.

O NBA Basketball School camp reúne três camps simultâneos em duas sedes (Clube Monte Atlético Líbano e Clube Ipê): o Basketball Camp (masculino / 11 a 17 anos), o G!rls Camp (feminino / 11 a 17 anos) e o Kids Experience (crianças de 6 a 11 anos). Jovens e crianças de nove estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia) estarão respirando o melhor do basquete acompanhados por grandes nomes do basquete.

Além de Gates, estão em São Paulo: Alex Garcia (ex-capitão da Seleção Brasileira e ex-NBA) e Helen Luz (campeã mundial, medalhista olímpica e ex-WNBA), ‘Embaixadores’ do NBA Basketball School, Flávio Espiga (Fortaleza Basquete), Cristiano Cedra (assistente técnico da Seleção Brasileira feminina nos Jogos Rio-2016 e Londres-2012) e Vitor Galvani (Pinheiros e ex-assistente técnico do Mexico City Capitanes / NBA G-League).

O NBS é o programa de desenvolvimento de basquete da liga americana que já conta com mais de 220 núcleos em 90 cidades de 23 estados (mais Distrito Federal), estando presente nas cinco regiões do país. Atualmente, mais de 13 mil alunos e alunas estão inscritos e mais de 500 treinadores foram capacitados.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *