A próxima etapa será na Polônia
A próxima etapa será na Polônia

Ventos cancelaram no domingo (30/11) a terceira prova da etapa de Ruka (FIN) da Copa do Mundo de salto com esqui.
A fase de qualificação, que estava marcada para a manhã de domingo, foi cancelada devido às condições climáticas adversas, o que significava que todos os 64 atletas estavam prontos para a primeira rodada.
Entre eles estava o líder da Copa do Mundo e vencedor da primeira prova, Anze Lanisek (SLO), cuja vitória havia sido conquistada após o cancelamento da segunda rodada no sábado.
A combinação de ventos instáveis, chuva e neve forçou a decisão, e embora as condições climáticas tenham se tornado mais estáveis no domingo, a velocidade do vento ainda representava um risco à segurança.
“Eu esperava um presente do Papai Noel, mas tivemos que aceitar que ainda é muito cedo”, disse Sandro Pertile, diretor de provas da Copa do Mundo de Salto de Esqui da FIS.
“As condições de vento estiveram completamente contra nós desde a manhã, com rajadas de até 18 m/s, e embora tenha diminuído à tarde, ainda temos rajadas em torno de 10 m/s, e nosso limite usual é de quatro, então é demais para a segurança dos atletas.”
Sem possibilidade de adiar a Copa do Mundo para segunda-feira, a FIS consultará agora os organizadores de outras sedes, juntamente com a Federação Finlandesa de Esqui, para encontrar uma solução.
“Começaremos imediatamente a tentar substituir a competição”, continuou Pertile. “Com certeza não será em Ruka ou em locais nas próximas duas ou três semanas, pois o processo é bastante longo.
“A Finlândia sediará outra etapa da Copa do Mundo em Lahti, em março, e esta pode ser a melhor chance de remarcar o evento, mas o processo precisa de ajustes e espero que possamos informar a todos em breve.
Pertile concluiu: “Estamos confiantes de que podemos encontrar uma competição e substituir o evento na temporada de inverno.”
A próxima etapa será disputada em Wisla (POL) a partir do dia 4.
