Distância entre os líderes ficou inalterada e Pogacar lidera com folga
O estágio 19 do Tour de France, realizado no trecho montanhoso de 93.1 km entre Albertvill e La Plagne, foi encerrado com vitória do neerlandês Thymen Arensman (Ineos) após 02h 46′ 06” de pedalada. A disputa pela classificação geral entre o esloveno Tadej Pogacar (UAE) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) ficou inalterada, mas Jonas superou Tadej no sprint final para ser o segundo colocado nesta sexta-feira (25).
A disputa do título geral do Tour de France movimentou a 19ª etapa do Tour de France, Pogacar, Vingegaard, o alemão Florian Lipowitz (Red Bull) e o britânico Edgar Onley (Picnic) formaram minipelotão para buscar o líder Thymen Arensman. A fuga foi separada aos poucos e a busca por Thymen acabou com a vitória do neerlandês no topo dos alpes franceses. Tadej e Jonas ficaram sozinhos e o dinamarquês conseguiu furar a série de vitórias na disputa interna de Pogacar para levar a melhor em La Plagne.
Jonas Vingegaard não tirou tempo do rival esloveno na classificação geral, o dinamarquês fechou a prova no mesmo segundo de Pogacar, que lidera o Tour com 69h 41′ 46” de tempo total. Jonas está logo atrás com desvantagem de 04′ 24”. O alemão Lipowitz terminou 6s atrás de Pogacar e Onley, 47s. A ótima performance de Pogacar levou o esloveno a liderança entre os escaladores (camisa de bolinhas) com 117 pontos. Jonas é o segundo com 104 e precisará de um milagre para superar Tadej no último dia de montanhas, amanhã (26).
A liderança dos sprinters (camisa verde) não foi alterada e o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) está a poucos quilômetros de vencer com 352 pontos. Logo atrás, Pogacar busca o rival com 272 pontos acumulados. Apesar de forte queda, o eritreu Biniam Girmay (Intermárché) ainda é o terceiro com 213. O Tour só terá mais duas etapas até a definição dos campeões, portanto a corrida pela França será encerrada no domingo (27) em Paris.
