Vinte atletas neutros já foram confirmados para disputar Milão Cortina 2026

Rússia e Belarus estão fora do Movimento Olímpico pelo envolvimento na Guerra da Ucrânia

Foto: Mahesh Kumar A./AP
Foto: Mahesh Kumar A./AP

Um total de 13 atletas russos estão agora confirmados para competir como atletas neutros nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, após a confirmação, nesta terça-feira, dos convites do COI para esqui alpino e luge.

Há quatro anos, a equipe russa contava com mais de 200 atletas em Pequim 2022, que foram encerrados quatro dias antes da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, o que levou à sua exclusão de grande parte do cenário esportivo internacional.

Sete atletas bielorrussos foram convidados para os Jogos de Inverno, que começam na próxima semana, em 6 de fevereiro. Os russos e bielorrussos não terão a identidade nacional representada pelas cores, bandeira ou hino de suas equipes e não poderão participar dos desfiles dos atletas na cerimônia de abertura.

O status de neutro pode ser concedido pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas de modalidades individuais que, na avaliação do Comitê Olímpico Internacional, não tenham apoiado ativamente a guerra de seus países contra a Ucrânia e que não possuam vínculos com as forças armadas ou agências de segurança do Estado.

Dois atletas russos e um bielorrusso foram convidados para competir no esqui alpino nos Jogos Olímpicos, embora nenhum deles seja considerado um candidato real a medalha.

Yulia Pleshkova participou de três provas da Copa do Mundo nesta temporada — com seu melhor resultado sendo um 40º lugar no downhill — e deve competir ainda esta semana em Crans-Montana, na Suíça.

Simon Efimov e Maria Shkanova, da Bielorrússia, competem no slalom, embora nenhum dos dois tenha se classificado para uma segunda descida em uma prova da Copa do Mundo neste mês.

Eles podem tentar se classificar para as Olimpíadas após uma decisão de 2 de dezembro do Tribunal Arbitral do Esporte ter anulado a proibição geral imposta pela Federação Internacional de Esqui e Snowboard poucos dias após a intensificação da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022.

No luge, o COI informou que convidou os russos Daria Olesik e Pavel Repilov para competir na pista de Cortina.

Olesik foi a primeira russa a participar de uma prova da Copa do Mundo de luge em quase quatro anos, quando competiu no mês passado em Lake Placid, Nova York.

Repilov foi medalhista de prata na categoria individual masculina nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Lausanne, em 2020.

As melhores chances de medalha da Rússia nas Olimpíadas são os patinadores artísticos Adeliia Petrosian e Petr Gumennik.

A Rússia continua excluída, assim como nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris, em 2024, de esportes coletivos como o hóquei no gelo.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2022, os atletas russos conquistaram 32 medalhas, incluindo cinco de ouro, competindo pelo ROC — sigla para Comitê Olímpico Russo, que recebeu o título de atleta neutro como punição no longo escândalo de doping estatal.

Na Itália, no próximo mês, os atletas serão conhecidos como AIN, sigla em francês para Atletas Neutros Individuais.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *