Copa do Mundo acontece na Austrália em 2027
Se o Brasil aguarda ansioso pelo sorteio da Copa do Mundo da FIFA de 2026, a World Rugby realizou nesta quarta-feira (3) a divisão de grupos da Copa do Mundo de Rugby Union Masculino que ocorre na Austrália apenas em 2027.
O sorteio aconteceu após a classificação de Samoa, vencedora do torneio quadrangular que serviu como repescagem internacional para decidir a última vaga na Copa. Além dos samoanos, Namíbia, Bélgica e Brasil também disputaram a classificação, mas ficaram pelo caminho.
Os cabeças-de-chave alocados no pote 1 foram os seis melhores classificados no ranking mundial: as atuais campeãs e vice-campeãs mundiais, África do Sul e Nova Zelândia, a Inglaterra, a Irlanda, a França e a Argentina. Diferente do futebol, a Austrália, dona da casa, não tinha a primazia do pote 1. Os Wallabees foram alocados no pote 2 ao lado de Fiji, Escócia, Itália, Gales e Japão, também de acordo com o ranking mundial.
No pote 3 estavam Georgia, Uruguai, Espanha, Estados Unidos, Chile e Tonga, e no pote 4 Samoa, Portugal, Romênia, Hong Kong, Zimbabwe e Canadá. Pela primeira vez, serão 24 seleções na briga pelo título e das 24 melhores seleções do mundo, apenas a Namíbia ficou de fora.
Sorteio feito, já de cara teremos um clássico da Oceania: Nova Zelândia e Austrália se enfrentam pelo grupo A, reeditando os confrontos do Rugby Championship. Ao lado das potências da Oceania estão Chile e Hong Kong.
No grupo B ficaram a tetracampeã África do Sul e uma trinca de europeus: a Itália, a Geórgia e a Romênia. No C estão a favorita Argentina, Fiji, Espanha e Canadá. No D, Irlanda, Escócia, nossos vizinhos do Uruguai, e Portugal. Será a terceira participação dos lusitanos, a segunda seguida para os “lobos”, que estiveram nas Copas de 2007 e 2023, ambas na França.
No grupo E estão a França, o Japão, os Estados Unidos e a Samoa, e, por fim, no grupo F, a também favorita Inglaterra, o País de Gales, Tonga e a surpresa Zimbabwe.
Além dos grupos, o sorteio também definiu os cruzamentos. Pela primeira vez, a competição contará com uma fase de oitavas de final, mas como são apenas 24 participantes, classificar-se-ão à fase de mata-mata os vencedores e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.
A tabela detalhada com a ordem e as datas das partidas será divulgada apenas em fevereiro do ano que vem. A bola voa para a partida de abertura na cidade de Perth, no estado da Austrália Ocidental, em 01 de outubro de 2027, enquanto Sydney recebe a final em 13 de novembro do mesmo ano, além das semifinais e da decisão de terceiro lugar.
An epic tournament awaits 🏆#RWC2027 | #RWC2027Draw pic.twitter.com/v6RSuDolkQ
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) December 3, 2025











