World Sailing libera retorno de velejadores russos e bielorrussos às competições internacionais sob bandeira neutra

Após três anos de suspensão, atletas dos dois países voltam a competir em torneios mundiais; punição será reavaliada em outubro

Foto:Freepik
Foto:Freepik

A Federação Internacional de Vela (World Sailing) aprovou, no último dia 23 de julho de 2025, o retorno de atletas da Rússia e Bielorrússia às competições internacionais. Após mais de três anos suspensos por causa da guerra na Ucrânia, os velejadores agora poderão competir representando bandeira neutra.

Desde 2022, quando Moscou invadiu Kiev, o Comitê Olímpico Internacional (COI) em conjunto com diversas federações esportivas, havia proibido a participação de russos e bielorrussos em torneios internacionais por questões geopolíticas e militares. No entanto, essa restrição vem sendo gradualmente flexibilizada, e competidores dos dois países têm reaparecido em eventos mundiais.

Neste mês de julho, outras federações seguiram o mesmo caminho. A World Aquatics (esportes aquáticos) e a Federação Internacional de Esgrima (FIE) também anunciaram o afrouxamento das sanções contra atletas desses países.

Outro avanço importante foi a liberação da presença de autoridades russas e bielorrussas no Conselho Mundial de Vela. Segundo a World Sailing, uma nova revisão dessa decisão está marcada para ocorrer após o dia 23 de outubro de 2025.

Filipe Pereira

Filipe Pereira

Sou brasiliense, apaixonado por esportes desde pequeno e futuro jornalista — atualmente estou no último semestre do curso de Jornalismo pela UNIP-DF. Movido por curiosidade, paixão pelo noticiário esportivo e uma vontade enorme de contar boas histórias, encontrei no jornalismo esportivo o espaço ideal para unir tudo isso. No Surto Olímpico, busco mostrar que o esporte é muito mais que resultado: é contexto, é gente e é emoção
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *