A grande surpresa é a ausência do basquete, tanto o tradicional quanto o 3×3. Críquete estreia nos Jogos
A grande surpresa é a ausência do basquete, tanto o tradicional quanto o 3×3. Críquete estreia nos Jogos

A Panam Sports, entidade que rege o Esporte pan-americano, divulgou os esportes que estarão nos jogos Pan-americanos de 2027 em Lima. Serão 36 modalidades, sendo 33 definidos pela Panam e três pelo comitê organizador dos Jogos, que acontecerão entre 16 de julho e 1º de agosto de 2027.
A grande surpresa é a ausência do Basquete do programa, modalidade que esteve presente em todas as edições dos Jogos no masculino e no feminino só ficando de fora das edições de 1951,1955 e 1995. Já a modalidade 3×3 estreou em Lima e esteve presente em Santiago também.
O boliche era outro esporte com certa tradição nos Jogos Pan-americanos, estando presente desde a edição de 1991 em Havana. O Raquetebol, muito popular em países andinos, estreou em Mar de Plata 1995, só ficando de fora da edição do Rio de Janeiro em 2007. Já o Breaking, só participou da edição de Santiago em 2023.
O críquete é o principal estreante dos Jogos. Modalidade que fará sua estreia em Los Angeles, a modalidade é popular na área do continente americano chamada de Índias Ocidentais, que reúne diversas ilhas do Caribe. Não foi definido qual será o tipo de críquete será disputado em Lima, mas o mais provável é que seja a sua versão T20, mais curta do que a tradicional
O Lacrosse e o Flag Football, outras modalidades estreantes nas olimpíadas, acabaram não entrando no programa pan-americano de Lima.
