Segunda edição da competição, promovida pelo NBA Basketball School, reuniu mais de 500 meninos e meninas de 32 equipes do Brasil. Empurrada pela torcida, anfitriã Caldense é campeã em uma categoria e sobe ao pódio em outras duas. Team Brabo invicto no All-Star Game 2025
Grandes confrontos e emoção de sobra nas finais da National Cup 2025, evento promovido pelo NBA Basketball School, que terminou na tarde do último domingo, dia 13, reunindo mais de 500 meninos e meninas de 32 equipes de cinco estados do Brasil (SP, MG, RS, TO e DF) na cidade mineira de Poços de Caldas. Empurrada pela torcida, a anfitriã A. A. Caldense fez bonito, sagrando-se campeã na All-Star sub15, vice-campeã na All-Star sub13 e completando o pódio no feminino, na segunda edição do campeonato. Dante Alighieri-SP (Feminino sub15), AR4 Basquete-DF (Starter sub13), R13 Basquete-SP (All-Star sub13) e AABP-TO (Starter sub15) foram os outros campeões. Antes, no sábado, o Team Brabo venceu as três partidas no All-Star Game 2025. Depois de dez dias de competição, anéis para os campeões.
– Mais do que uma competição, a National Cup é uma experiência que marca essa garotada para sempre. Os aprendizados, as amizades, a adrenalina de competir, valores e momentos que ajudam na formação deles, ajudam a mostrar que o basquete vai muito além do esporte. Todos estão de parabéns, não apenas os campeões, que voltam para casa com o anel, assim como os campeões da NBA, mas parabéns para todos, pela postura, pelo comprometimento e pela dedicação – afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.
– Ver a competitividade da garotada, de todas categorias, foi muito legal. Ver o quanto eles se emocionaram, se entregaram, nas vitórias e nas derrotas, isso foi importante e faz parte do esporte. A interação, a alegria, as brincadeiras, o espírito de querer vencer, tudo isso ficou marcado. O evento proporciona isso, eles precisam experimentar essas sensações, essas emoções, e é por isso que a National Cup é um sucesso – comentou Alex Garcia, ala do Bauru Basquete, Embaixador do NBA Basketball School Brasil.
Sadia e XP são parceiras oficiais da National Cup 2025. O evento tem apoio de Mitchell & Ness e Wilson. A Think Sports é a agência responsável pela organização e supervisão do programa NBA Basketball School no Brasil e no Uruguai.
Durante dez dias, Poços virou a capital nacional do basquete infantojuvenil, lugar onde os atletas puderam conviver com nomes importantes do basquete como Alex, o ‘Brabo’ (ex- NBA e da Seleção Brasileira), Renato Lamas, Bruno Fiorotto e Arthur Belchior, ex-jogadores da Seleção Brasileira, e Carlos Renato dos Santos, o ‘Renatinho’, árbitro de duas finais olímpicas. Oportunidade para aprender e inspirar.
– Treinamos muito, nos dedicamos muito, fizemos o nosso melhor e estamos muito felizes em levar esse título para o Tocantins. Se você acredita que pode, vai lá e faz, e foi isso que fizemos. Sou muito fã do Alex, é uma inspiração para mim, sonho em ser jogador profissional e jogar como ele – disse Lucas Fernandes, do AABP.
– Ano passado, ficamos em último lugar. Voltamos esse ano e fomos campeãs. Nos esforçamos muito para estar aqui e para vencer. Estou muito feliz por tudo que fizemos aqui em Poços, grata pela oportunidade de viver essa experiência de jogar de novo e voltar para casa com essa medalha – comemorou Giovanna Farinelli, do Dante Alighieri.
