Esloveno tem 4m13s de vantagem sobre Jonas Vingegaard e Tour descansa na segunda-feira
O esloveno Tadej Pogacar (UAE) vai liderar o Tour de France na semana final de disputa, entre os dias 22 e 27 de julho, após o fim da segunda perna da volta francesa, neste domingo (20). O campeão mundial tem vantagem superior a quatro minutos do vice-líder dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma). A 15ª etapa, realizada neste domingo, entre Muret e Carcassone, foi vencida pelo belga Tim Wellens (UAE) em 03h 34′ 09” após 169.3 km de percurso.
A vitória geral está nas mãos e pernas de Tadej Pogacar após duas semanas de disputa nas estradas francesas. A liderança do esloveno se manteve estável após a etapa deste domingo, pois tanto Vingegaard quanto o alemão Florian Lipowitz (Red Bull) finalizaram a prova no mesmo pelotão do líder.
Classificação geral (top-5):
- Tadej Pogacar (UAE) — 54h 20′ 44”
- Jonas Vingegaard (Visma) — +00h 04′ 13”
- Florian Lipowitz (Red Bull) — +00h 07′ 53”
- Edgar Onley (Picnic) — +00h 09′ 18”
- Kevin Vauquelin (Arkea) — +00h 10′ 21”
O giro deste domingo foi dominado por Tim Wellens, o belga atual campeão nacional de seu país utiliza camisa com a bandeira tricolor e celebrou muito a vitória, até mesmo antes de cruzar a linha de chegada. O ciclista da UAE se destacou do pelotão com 43 km do fim e não deu chances para a competição.
Alguns ciclistas buscaram fuga para pontuar e se classificar melhor ao fim da prova, mas os principais nomes do Tour se pouparam e concentraram as forças em pelotão único para encerrar a segunda semana sem sustos. O segundo lugar da 15ª etapa ficou com o belga Victor Campenaerts (Visma) que superou o francês Julian Alaphilipe (Tudor) e o belga Wout Van Aert (Visma) em final com photo finish.
Nas demais disputas, nenhuma alteração antes da última semana. O italiano Jonathan Milan (Lidl-trek) lidera na camisa verde de melhor pontuador com 251 pontos, já o local Lenny Martinez (Bahrain) é o melhor montanhista com 60 pontos. Tadej Pogacar, com ótima atuação em todas as frentes, é o segundo colocado em ambas as classificações.
