Brazil Para Badminton 2026 reúne atletas de 19 países e brasileiros estreiam com vitórias

Competição paralímpica começou nesta segunda (27) em São Paulo e segue até dia 1º de agosto

Foto: Divulgação CBBd
Foto: Divulgação CBBd

A delegação brasileira começou o Brazil Para Badminton International 2026 em grande estilo. Logo na abertura da competição, a dupla formada por David Souza Lima e Abinaecia da Silva protagonizou uma das grandes partidas do dia ao derrotar, de virada, os indianos Yashodhan Ravankole e Uma Sarkar, uma das duplas favoritas ao título da classe XD SL3-SU5.

Após perder o primeiro game por 16/21, os brasileiros reagiram, venceram o segundo por 21/19 e fecharam o confronto em um emocionante 25/23 no terceiro game, garantindo uma vitória de enorme importância na fase de grupos.

A cidade de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (27), mais uma edição do Brazil Para Badminton International 2026, uma das principais competições do calendário internacional da modalidade. Disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), o torneio reúne atletas de 19 países e segue até o próximo sábado (1º de agosto).

Estão representados na competição Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, China Taipei, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Guatemala, Índia, Japão, México, Peru, Portugal e Quênia.

Além de reunir alguns dos principais nomes do parabadminton mundial, o evento conta com seis brasileiros posicionados entre os dez melhores do Ranking Mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF) em simples: Marcelo Conceição (CID/CETEFE-DF), sexto colocado da classe WH1; Ana Gomes (Sankalp-SP), quinta colocada da WH1; Kauana Beckenkamp (ARBAD-PR), oitava da SL3; Rogério Oliveira (Recreio da Juventude-RS), sétimo da SL4; Ana Carolina Coutinho Reis (SESI-SP), quinta da SL4; e Edwarda Oliveira (Recreio da Juventude-RS), sexta da SL4.

A delegação brasileira também começou a competição com uma série de bons resultados nas disputas de simples. Na classe SL4, Eugênio Cleto superou o costa-riquenho Edwin Sanchez por 2 games a 0, com parciais de 21/2 e 21/4. Pela classe WH2, Julio Cesar Godoy venceu Edmar Barbosa também por 2 a 0 (21/6 e 21/5), enquanto Osvaldo Junior derrotou o colombiano Diego Castaño por 21/12 e 21/12 na classe WH1.

No feminino, Ana Gomes confirmou o favoritismo e estreou com vitória sobre a peruana Susy Cabello por 2 a 0, com parciais de 21/12 e 21/4.

Nas duplas, o Brasil também teve um início positivo. Além da grande vitória de David Souza Lima e Abinaecia da Silva sobre os indianos Yashodhan Ravankole e Uma Sarkar, pela classe XD SL3-SU5, Rennê Leite e Maria Eduarda de Castro venceram Isaac Nascimento e Natalia Borges por 21/14 e 21/19 na classe XD SH6.

Também pela classe XD SL3-SU5, Yuki Roberto e Kauana Beckenkamp derrotaram Lucas Almeida e Evelyn Dantas por 21/7 e 21/11, enquanto João Pedro Oliveira e Ana Carolina Coutinho Reis superaram Kaique Vilhagra e Mikaela Almeida por duplo 21/11. Já na classe WH1-WH2, Marcelo Conceição e a espanhola Maya Alcaide venceram Victor Aragon e Maria Fernanda Alves, da Colômbia, por 21/11 e 21/14.

A programação do Brazil Para Badminton International 2026 segue até o próximo sábado (1º de agosto), reunindo atletas de alto rendimento em disputas que valem pontos importantes para o ranking mundial e para a classificação internacional da modalidade.

*com informações da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd)

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *