Partidas terão transmissão do sportv
As seleções brasileiras masculina e feminina de goalball disputarão as finais do Campeonato das Américas da modalidade nesta terça-feira, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A seleção masculina defende o título às 14h30 (de Brasília), ainda sem adversário definido. Já as mulheres entram em quadra às 16h contra o Canadá. Ambas as partidas têm participação aberta ao público e transmissão ao vivo pelo canal SporTV2.
As seleções feminina e masculina avançaram para as finais invictas. Nesta segunda-feira, 4, foram realizadas as semifinais que levaram o Brasil às vagas nas finais.Na parte da manhã os brasileiros venceram os Estados Unidos por 14 a 4. Foi o gol de Josemarcio (Parazinho), da classe B3 (atletas que conseguem definir imagens), que definiu a partida e garantiu a disputa pelo ouro.
“Isso é fruto do nosso trabalho em conjunto, da nossa equipe. A gente trabalha muito, no coletivo. Amanhã vamos entrar com essa mesma raça, essa mesma garra e determinação para buscar mais uma medalha de ouro.”
O oponente do Brasil será definido na partida da semifinal protagonizada por Canadá e Argentina. A tarde foi a vez das mulheres garantirem a vaga na final feminina. As brasileiras entraram em quadra às 14h30 contra as argentinas e venceram a partida por 10 a 2. Para a carioca Victória do Nascimento, que faz sua primeira competição após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, a competição é um recomeço.
“Voltar pra seleção é maravilhoso. Estou vivendo cada minuto como se fosse a primeira vez, como se nunca tivesse passado por isso. E estar numa final carregando essa camisa, além de ser uma honra, é uma grande responsabilidade que, graças a Deus, eu estou preparada para assumir”.
Para subir ao lugar mais alto do pódio nesta terça-feira, as brasileiras devem derrotar as canadenses, que conquistaram a vaga na final após vitória sobre as americanas por 4 a 0 na manhã de segunda, 4.Os brasileiros esperam repetir o feito de 2022, quando o país conquistou o título nas duas categorias – masculino e feminino. O campeão de cada categoria também garante vaga no Campeonato Mundial da modalidade de 2026, que será disputado em Hangzhou, na China. Entre os homens, o Brasil já tem lugar assegurado por ser o atual dono do título.
