Brasil garantiu vaga no Mundial com o vice-cameponato
A Seleção Brasileira Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas conquistou uma medalha de prata histórica na Copa América 2025, disputada em Bogotá, na Colômbia. na grande decisão da competição, realizada nesta quinta-feira (14), o Brasil acabou superado pelos Estados Unidos, por 77 a 37, e as estadunidenses voltaram a erguer o troféu de campeãs após 20 anos.
A medalha de prata conquistada no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares coroou uma grande campanha do Brasil, que nesta edição venceu pela primeira vez o Canadá em competições oficiais, logo na estreia, e depois avançou para o mata-mata na liderança do grupo. A equipe brasileira ainda deixou pelo caminho o Peru, nas quartas de final, e a Argentina, na semifinal, para fazer uma final inédita contra os Estados Unidos.
Esta foi a primeira vez que o Brasil terminou uma edição de Copa América à frente do Canadá, que acabou com a medalha de bronze no campeonato continental ao vencer a Argentina, por 63 a 51, na decisão do terceiro lugar. Anteriormente, as canadenses haviam disputado todas as finais, com exceção de 2013, quando Canadá e Estados Unidos não disputaram o torneio e o Brasil foi campeão.
Rumo ao Mundial 2026
Com a campanha histórica, o Brasil ainda garantiu vaga para o Mundial de Ottawa 2026, no Canadá. Apenas os países campeão e vice-campeão da Copa América asseguraram vaga direta para o torneio.
País sede, o Canadá já estava classificado, enquanto Argentina e Colômbia, quarta e quinta colocada respectivamente, ficaram com as duas vagas para o Torneio Qualificatório Mundial, uma espécie de repescagem que irá distribuir as últimas vagas remanescentes para o Mundial.
