Dia ainda teve mais dois bronzes em provas de campo
O Brasil brilhou na disputa do revezamento 4×400 m misto e conquistou o primeiro ouro brasileiro no atletismo dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, nesta segunda-feira (18). Ainda no primeiro dia de ações em Luque, no Paraguai, a seleção brasileira ganhou dois bronzes com Thiago Lacerda no lançamento de dardo e Maria Eduarda de Matos no lançamento de disco.
A primeira medalha dourada do Brasil na disputa do atletismo no Pan Júnior veio com prova brilhante do 4×400 m misto. A equipe foi formada por Jadson de Lima, Bianca de Almeida, Elias dos Santos, o Pitbull, e Júlia Ribeiro. O time liderou a prova em todas as trocas, realizando as passagens sem sustos.
No giro final na pista, Júlia foi ultrapassada pela Guiana e foi ameaçada por Cuba, bronze e prata, respectivamente, no entanto a brasileira acelerou e venceu o ouro com tempo final de 3:19.98. A equipe guianense fechou 1.03s atrás e a cubana, 2.32s.
A delegação brasileira também medalhou nas provas de campo, Thiago Lacerda lançou o dardo para 69.77 m, marca obtida no primeiro de seis lançamentos realizados, e ganhou o bronze. Mesma premiação de Maria Eduarda dos Santos, terceira colocada no lançamento de disco. A brasileira garantiu o pódio com 53.21 m na segunda de seis tentativas realizadas na final da prova.
O Brasil fechou o nono dia de disputa de medalhas do Pan Júnior com 58 ouros, 28 pratas e 38 bronzes, totalizando 124 pódios ao todo.
