A britânica Erin McNeice e o espanhol Alberto Ginés López foram campeões da temporada na categoria Guiada
A etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo de Escalada Esportiva consagrou dois grandes nomes da modalidade Guiada no fim de semana passada. A eslovena Janja Garnbret venceu pela 31ª vez uma etapa em sua carreira, enquanto o japonês Sorato Anraku conquistou seu sétimo ouro e igualou o recorde nacional da categoria.
Garnbret, bicampeã olímpica, superou a sul-coreana Seo Chaehyun na final com 47+. Seo ficou com a prata (38+), e a italiana Laura Rogora completou o pódio com o bronze (37+).
Apesar de terminar fora do pódio, a britânica Erin McNeice foi a grande campeã da temporada no ranking geral feminino. Com dois ouros e dois bronzes em 2025, ela somou 4.205,5 pontos e tornou-se a primeira britânica a conquistar o título geral da categoria Guiada. Seo Chaehyun terminou em segundo no ranking e Rogora, em terceiro.
Na disputa masculina, Sorato Anraku chegou à agarra 48+ e levou o ouro, superando o espanhol Alberto Ginés López, que alcançou 47+ e garantiu a prata. O britânico Toby Roberts, atual campeão olímpico, ficou com o bronze (46+).
Mesmo sem vencer, Ginés López assegurou o título da temporada, graças às três pratas e três bronzes conquistadas em seis etapas, somando 4.485 pontos. Anraku ficou com o segundo lugar no ranking (4.145 pts) e o japonês Yoshida Satone foi o terceiro (4.130 pts).
Todos os atletas voltam a competir no Campeonato Mundial de Escalada Esportiva, marcado para acontecer entre os dias 21 e 28 de setembro, em Seul, na Coreia do Sul. No próximo fim de semana (12 e 13 de setembro) acontecerá a última etapa da categoria Speed/de Velocidade, em Guiyang, na China.










