Dinamarquês venceu em chegada difícil e só uma tragédia tira o titulo das mãos dele no domingo
Sábado (13) foi disputada a penúltima e decisiva etapa da La Vuelta a España, entre Robledo de Chavela e Puerto de Navacerrada. E a dura chegada no Bola del mundo coroou Jonas Vingegaard como vencedor. Com a vitória na etapa, o dinamarquês se tornou o virtual campeão da La Vuelta, o primeiro do seu país a conquistar a volta espanhola.
Vingegaard deu sua arrancada para a vitória próximo do quilômetro final, onde teve a ajuda do companheiro de equipe da Visma Lease a Bike Sepp Kuss (USA), que terminou em segundo. Jay Hindley completou o pódio.
João Almeida (POR) terminou em quinto, a 22 segundos de Vingegaard e agora vai para a última etapa 1m10s atrás do dinamarquês. A última etapa em Madri é usada para mais celebração, então só uma grande fatalidade com Jonas Vingegaard impediria a sua vitória na La Vuelta.
“Claro que eu queria vencer em Bilbao e em L’Angliru, mas a Bola del Mundo também é algo especial. Para ser sincero, comecei a me sentir um pouco melhor hoje, melhor do que nas chegadas anteriores no topo da montanha, então estou feliz com a forma como as coisas se desenrolaram para mim hoje e com o desempenho da equipe nas últimas três semanas. A equipe tem sido incrível e eu não teria conseguido sem eles. Em um momento, simplesmente decidi: ‘Agora vou tentar’. Imediatamente consegui uma vantagem. Depois, as últimas centenas de metros foram incrivelmente difíceis. Claro que também temos amanhã, mas normalmente não haverá mudanças. Espero que mantenhamos as coisas assim e cheguemos à linha de chegada com a camisa vermelha.” disse Vingegaard
Domingo (14) a La vuelta se encerra com um trecho de 111 km em Madri. Confira abaixo o último quilômetro da etapa vencida por Vingegaard:
