Comitê de avalição da Panam Sports prossegue visita de avaliação da candidatura Rio-Niterói ao Pan de 2031

Representantes da Panam Sports visitaram o Instalações em Deodoro, Copacabana e Centro da cidade

Divulgação
Divulgação

O Parque Olímpico de Deodoro foi o ponto de partida da Comissão de Avaliação da Panam Sports no segundo dia da visita técnica da candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos de 2031. Até sexta-feira (3) a comitiva da entidade máxima do esporte olímpico das Américas terá percorrido as principais instalações esportivas das cinco zonas de competição previstas para os Jogos.

A escolha da sede acontecerá no dia 10, em Santiago, no Chile. A candidatura Rio-Niterói concorre com a de Assunção (Paraguai).

Recebido pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelo vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e pela vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, o grupo liderado pelo presidente da Panam Sports, Neven Ilic, percorreu nesta quinta-feira pela manhã o Centro Olímpico de BMX, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico de Tiro, a Arena da Juventude, o Centro Olímpico de Hóquei, o Centro Olímpico de Hipismo e o Estádio de Deodoro.

A zona de Deodoro reúne 9 instalações e 13 modalidades previstas para os Jogos Pan-americanos de 2031.

“Talvez a população nunca tivesse contato com essas modalidades se não houvesse esse complexo esportivo. O Parque Olímpico de Deodoro proporciona que a população pratique essas modalidades e é isso que a gente quer que se replique por todo o Brasil. O Parque Olímpico de Deodoro exerce esse papel com muita eficiência”, complementou Marco La Porta, presidente do COB.

De lá, a comissão sobrevoou o Estádio de Remo da Lagoa e o Estádio Olímpico Nilton Santos, antes de descer no Forte de Copacabana. Em seguida, houve visita-técnica à Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX) e ao Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio, na Cidade Nova.

“O legado dos Jogos de 2016 transformou o Rio. Além do legado esportivo, das arenas olímpicas e as arenas transformadas em escolas e terminais, a derrubada da Perimetral gerou uma transformação urbana na Região Portuária. O VLT e o BRT melhoraram a mobilidade. E o COR, criado para os Jogos, hoje é referência na América Latina, monitora a cidade e antecipa riscos climáticos”, disse Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio.

Nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, a Comissão de Avaliação da Panam Sports encerrará a visita-técnica visitando Niterói, e recebendo a imprensa no Museu de Arte Contemporânea. A programação inclui ainda a visita ao ginásio do Maracanãzinho e ao Maracanã.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *