Brasil empata com Polônia e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo de futebol de cegas

Estreante em competições oficiais, Seleção Brasileira de futebol de cegas garante lugar entre as quatro melhores do planeta

Foto: Renan Cacioli/CBDV
Foto: Renan Cacioli/CBDV

A Seleção Brasileira de futebol de cegas encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo da modalidade com uma vitória e dois empates, garantindo vaga na semifinal da competição, nesta quarta-feira, 8, em Kochi, na Índia. O Brasil avançou em segundo lugar no grupo A e enfrentará a Argentina, primeira colocada do grupo B.

Todos os jogos estão sendo transmitidos no canal oficial da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos, em inglês).

A competição teve início no domingo, 5, com o Brasil estreando contra a Índia. Na partida inaugural, a equipe brasileira venceu por 1 a 0. O gol que definiu o placar saiu no segundo tempo, após lançamento da goleira. A atacante goiana Eliane chegou antes da goleira adversária, desviou para a direita e, já em queda, completou a jogada para o gol.

“Eu não lembro de muita coisa da jogada, para falar a verdade. Lembro do Ramsés [chamador] gritando ‘passa da bola, Eliane, passa da bola!’ E eu passei mesmo, com bola e tudo”, brincou a camisa 11 da Seleção, autora do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo de futebol de cegas.

Após um dia de descanso, o Brasil voltou a campo na madrugada de terça-feira, 7, para enfrentar a Inglaterra, em partida válida pela segunda rodada. As inglesas haviam vencido a Polônia na estreia por 2 a 0. No primeiro tempo, Megan Smithson abriu o placar para a Inglaterra. O empate brasileiro veio na segunda etapa, com a paraibana Rafaela Paulino, que recuperou a bola na área e finalizou no canto direito. O jogo terminou em 1 a 1.

O resultado deixou o Brasil em boa posição no grupo, precisando apenas de um empate na última rodada para avançar às semifinais. No confronto final da fase de grupos, nesta quarta-feira, 8, às 8h (horário de Brasília), a Seleção empatou sem gols com a Polônia. Com isso, encerrou a primeira fase com uma vitória, dois empates e a segunda melhor pontuação do grupo A.

Brasil nas semifinais
Com o encerramento da fase classificatória, a Inglaterra avançou na primeira colocação do grupo A e enfrentará o Japão, segundo colocado do grupo B, na madrugada de sexta-feira, 10, à meia-noite (horário de Brasília). O Brasil disputará a outra semifinal contra a atual campeã, a Argentina, às 10h30, também na sexta-feira.

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, com o título da seleção argentina. O Brasil realizou quatro Campings de Treinamento preparatórios para esta edição, o último antes do embarque para a Índia. O grupo é formado por jogadoras com idades entre 18 e 39 anos.

“A gente sabe que vai ser um jogo difícil. A Argentina tem uma equipe muito experiente, com muitos anos de treinamento. Mas o nosso grupo vem preparado e unido. Como o técnico sempre fala: entrar para se divertir, mas também com responsabilidade e cabeça erguida. Que venha a Argentina e que o pessoal no Brasil continue torcendo por nós”, afirmou a paulista Sarah.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *