Já virou freguês? No retrospecto, Minas venceu os últimos cinco jogos contra o Mackenzie
Gerdau Minas e Batavo Mackenzie se enfrentaram pela primeira rodada da Superliga Feminina de vôlei 2025/26 na noite desta terça-feira (21/10), na Arena UniBH. A partida, que se mostrou acirrada a partir do 3º set, teve superioridade da equipe do Minas, que esteve à frente na maior parte do jogo, mesmo com pressão do Mackenzie, e conquistou a vitória por 3 sets a 1.
Um destaque importante vai para o retorno da líbero do Minas, Nyeme, que foi relacionada para reestrear na Superliga após ter sua filha, Antonella. A medalhista olímpica, que havia parado de jogar para ter o neném, chegou a ficar mais de um ano afastada das quadras e atuou no 4º set.
E a estreia na Superliga do técnico italiano Lorenzo Pintus, que vinha com confiança após conquistar duas taças na pré-temporada – uma da Copa Brasília e uma do Campeonato Mineiro -foi com muito entrosamento e entendimento das potências de seu time, conseguindo utilizar bem as peças do elenco.
O Viva Vôlei foi para a levantadora Julia Nowicka, aniversariante do dia e responsável pela distribuição de bola funcional da equipe do Minas.
O jogo
O primeiro set foi dominante na parte da equipe da casa. O Mackenzie chegou a igualar a pontuação bem no início do set, mas o Minas virou uma série de bolas em sequência e chegou a abrir 13 pontos de vantagem. Com a tranquilidade e o entrosamento já demonstrados pelo novo elenco, o time da Rua da Bahia conseguiu a vitória por 25 a 12.
A segunda etapa já se mostrou mais disputada. A equipe do Mackenzie ajustou alguns erros de recepção e conseguiu virar mais bolas, esboçando uma reação. No meio do set, chegou a conseguir encostar com um empate, mas logo o Minas reagiu com aces da central Julia Kudiess, que fez uma partida excepcional e abriu 7 pontos de frente, terminando em 25 a 18.
Já o terceiro set foi de mais intensidade por parte do Mackenzie. O Gerdau Minas fez uma alteração no levantamento, entrando com Fran Tomazoni. Depois disso, o time de Gabriel Leite chegou a abrir 8 pontos de frente, demonstrando reação e força nesta estreia. O Minas conseguiu virar mais bolas após a volta da levantadora Julia Nowicka, porém, os esforços não foram suficientes e o set terminou em 25 a 21 para o Mackenzie.
O quarto set foi bem equiparado. Com o embalo do set anterior por parte do Mackenzie e vontade de fechar o jogo por parte do Minas, o que marcou a etapa foi o equilíbrio. A diferença de pontos não passou de 4 e a torcida foi a loucura com a volta de Nyeme. Com a pontuação acirrada até o final e polêmica no desafio de toque na rede que resultou em ponto para o Mackenzie, o Minas fechou o jogo em 25 a 21 e manteve sua invencibilidade contra a equipe.
Retrospecto do confronto
De 2024 para cá, quando a equipe do Mackenzie retornou à Superliga A após 10 anos fora da categoria, os dois clubes se enfrentaram cinco vezes e em todas, o Minas saiu vitorioso.
Campeonato Mineiro de 2024: Minas 3 x 2 Mackenzie.
Superliga 2024/25, 1º turno: Minas 3 x 2 Mackenzie.
Superliga 2024/25, 2º turno: Minas 3 x 0 Mackenzie
Campeonato Mineiro de 2025: Minas 3 x 1 Mackenzie
Superliga 2025/26, 1º turno: Minas 3 x 1 Mackenzie
Próximos jogos
Para a segunda rodada, Minas enfrenta o Barueri, no sábado (25/10) às 18h30, fora de casa.
O Mackenzie vai a Bauru, também no sábado, às 21h. A transmissão de ambos os jogos é na VBTV.











