Minas vence o Fluminense na Superliga, mas Amanda Marques sai lesionada

Sem Marcelle, Fluminense não segura o ataque do Minas e perde por 3 a 1

Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube
Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube

Na noite desta sexta-feira (31/10), Gerdau Minas e Fluminense se enfrentaram pela 3ª rodada da Superliga Feminina de vôlei na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Com jogo equilibrado e retrospecto favorável ao Minas – que dos 22 jogos disputados com a equipe na competição, venceu 20 – a partida terminou em 3 a 1 para o time da casa, com parciais de 25/20, 25/21, 21/25 e 25/19.

A última vez que as equipes se enfrentram tinha sido também na capital mineira, com vitória no tie-break do Fluminense e um desempenho muito abaixo do Minas. Agora, no começo da temporada e com mudanças no elenco de ambas, o Minas volta a mostrar superioridade tática.

Mas o time carioca teve um desfalque importante para o jogo. Antes da bola subir foi realizado 1 minuto de silêncio em respeito ao falecimento do tio da líbero Marcelle, que não foi relacionada para a partida e é peça essencial do Fluminense.

O jogo

O primeiro set começou extremamente equilibrado e com pequena vantagem das visitantes, que logo foi revertida com virada no 12º ponto das mineiras. A partir daí, o set foi de constância no saque e bloqueios mais encaixados, fazendo com o que o Minas fechasse o set em 25 a 20.

Na segunda etapa, o time da casa entrou embalado abrindo vantagem. Entretanto, o Fluminense conseguiu manter o equilíbrio e ficou encostado no placar o tempo todo. Sem Marcelle, Gabi Santin assumiu o posto de líbero e, para seguir a regra de duas líberos quando há 14 jogadoras relacionadas, a ponteira Pietra, que constuma entrar com bons saques, teve também que jogar como defensora, impossibilitada de atacar. Esse desfalque na defesa, mesmo com a segurança de Gabi Santin, desestruturou o sistema do Fluminense, que perdeu o set por 25 a 21.

No terceiro set, as cariocas abriram logo três pontos de vantagem, esboçando uma reação. Porém, nos minutos iniciais, Amanda Marques, oposta do Minas, sofreu uma queda e sentiu o joelho esquerdo, saindo carregada da quadra pela capitã Thaísa e a equipe médica. Ainda não se sabe a gravidade da lesão, mas, em nota, o Gerdau Minas destacou que “Amanda será avaliada nos próximos dias pela equipe multidisciplinar do Clube.”

Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube

Com o tempo de atendimento para a Amanda, o jogo esfriou e o saque do Fluminense foi quebrado. Com pontos lá e cá, a partir daí o placar caminhou igual. Teve melhoria na cobertura do bloqueio por parte das visitantes e menos intensidade minastenista. No meio do set, o Minas começou a abrir uma vantagem maior, chagando a 3 pontos na frente, mas as cariocas conseguiram virar e conquistaram um set de 25 a 21 com emoção até o final.

Mesmo com o embalo, a equipe do Fluminense perdeu o rítmo e o entrosamento no fundo da quadra, juntamente com a reação do Minas. No meio do set, já eram 7 pontos de diferença, que o time da casa manteve para conquistar a vitória por 25 a 19 e se manter no topo da tabela neste início de campeonato.

O próximo confronto do Minas é no clássico pão de queijo, contra o Dentil Praia Clube, no Ginásio UTC em Uberlândia, na próxima sexta-feira (7/11) às 21h, pelo horário de Brasília.

O Fluminense continua jogando fora de casa, contra o Bauru, na Arena Paulo Skaf, no domingo (9/11) às 19h30, pelo horário de Brasília.

Laura Dolabella

Laura Dolabella

Sou Jornalista e redatora do Surto Olímpico desde o pré-olímpico de 2024 e a partir do momento que ingressei tive a oportunidade de entrar em contato com o esporte mais ativamente tanto em coberturas in loco e quanto em redação de texto. O que mais gosto sobre o meu trabalho é dar visibilidade a todos os nomes e potências dentro do esporte.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *