UCI dá status de atletas neutros para três ciclistas russos

Rússia está proibida de competir sob a sua bandeira devido a invasão da Ucrânia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Kirill Belov, Valeria Kovyazina e Viktoria Vaskova poderão participar dos torneios classificatórios para Los Angeles 2028, que começam no próximo ano, após a decisão da União Ciclística Internacional (UCI) anunciada nesta quarta-feira pela Federação Russa.

Em um comunicado enviado à agência de notícias russa TASS, a entidade máxima do ciclismo autorizou o trio a competir em todas as competições internacionais “sob condições rigorosas”, as mesmas estabelecidas em 2023, quando a UCI definiu seu posicionamento em relação à participação de atletas russos e bielorrussos em seus eventos. O Comitê Olímpico Internacional havia proibido atletas russos de representarem seus países em eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris 2024, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, com o apoio da Bielorrússia, resultando na guerra em curso.

“A União Ciclística Internacional concedeu o pedido de neutralidade a três atletas russos: Kirill Belov (estrada), Valeria Kovyazina (pista e estrada) e Viktoria Vaskova (BMX) poderão competir em eventos internacionais”, diz o comunicado.

“A União Ciclística Internacional concedeu o status de neutro a três atletas russos: Kirill Belov (estrada), Valeria Kovyazina (pista e estrada) e Viktoria Vaskova (BMX) poderão competir em eventos internacionais”, diz o comunicado. O Diretor Geral da RCF, Pavel Kostykov, afirmou que “a necessidade de obter o estatuto de neutro se deve ao fato de que as eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 começam em 2026. O estatuto de neutro será exigido de qualquer forma durante os torneios de qualificação.”

Os três ciclistas são jovens talentos. Belov, de 17 anos, ainda é um amador júnior e compete pela equipe espanhola Purito Cycling Team. Ele ainda está nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Kovyazina, de 20 anos, conquistou uma medalha em competições de pista em 2023. Ela venceu a prova de estrada da Spartakiada Juvenil (largada em massa) deste ano, de acordo com seu resultado na “Spartakiada Juvenil de Verão”. Ela é uma ciclista versátil que já competiu em provas de contrarrelógio e de pista.

Vaskova, de 24 anos, é a mais velha dos três e se especializa em BMX, uma disciplina olímpica. Ela compete tanto em corridas de BMX clássicas quanto em “pista rítmica”, uma modalidade do BMX com ondulações e curvas fechadas. Foi vice-campeã europeia júnior de BMX supercross em 2019 e, em 2024, venceu uma etapa da Copa da Rússia na modalidade pista rítmica. Atualmente, é a campeã russa de BMX pista rítmica.

“Quanto a competir sob a bandeira e o hino russos, esperamos poder fazê-lo em Los Angeles. No entanto, primeiro precisamos nos classificar”, acrescentou Kostykov.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *