Brasil terá quatro ginastas no feminino e no quatro no masculino
A terceira edição do Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística começa nesta quinta-feira (20), em Manila, Filipinas. A delegação brasileira passou por um período de aclimatação em Doha, no Catar, que durou uma semana.
A Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Artística Feminina será representada por Francine Oliveira (Grêmio Náutico União), Isabel Aguilar e Nicole Bello (Flamengo) e por Sophia Carvalho (Esporte Clube Pinheiros).
Segundo a chefe de equipe Iryna Ilyashenko, a equipe reúne talentos que estão em ascensão. “As atletas mostram alto nível técnico, maturidade e regularidade nos treinos e competições, além de resultados expressivos em eventos internacionais. Isso tudo reflete o crescimento do trabalho de base e da preparação física e psicológica das ginastas brasileiras, o que faz da equipe um conjunto muito competitivo”.
Já a Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Artística Masculina será composta por Pedro Henrique Silvestre (Centro Olímpico), Felipe Ma e Ivan Oliveira (Minas Tênis Clube) e Thiago Capella (Esporte Clube Pinheiros).
O treinador Rodrigo Thurler, que vai acompanhar a delegação, falou sobre a importância do evento. “Vai ser a competição mais importante na carreira deles até o momento. É uma experiência importante para quem está indo para a categoria adulta em breve”.
Caio da Silva, treinador também presente no Mundial das Filipinas, destacou o alto nível da competição. “Na primeira edição, em 2019, o Diogo Soares conquistou a medalha de prata nas argolas. Naquela competição, tínhamos um atleta, o Patrick Sampaio que ficou perto de conquistar vaga em duas finais. Lembro que nunca tinha visto uma competição daquele nível nessa categoria: muito acirrada, excelente tecnicamente, todos bem-preparados e nivelados”.
Na visão de Caio, a competição acrescentará muito à carreira dos brasileiros que vão participar. “A maior parte dos ginastas que disputam eventos como Mundial Juvenil ou Jogos Olímpicos da Juventude em pouco tempo se destacam no cenário mundial da categoria adulto”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO (HORÁRIOS DE BRASÍLIA):
20/11
8h45 – CLASSIFICATÓRIAS MASCULINAS
21/11
9h30 – CLASSIFICATÓRIAS FEMININAS
22/11
4h – FINAL INDIVIDUAL GERAL MASCULINA
22/11
8h – FINAL INDIVIDUAL GERAL FEMININA
23/11
3h/7h – FINAIS POR APARELHOS
24/11
3h – FINAIS POR APARELHOS











