Glasgow receberá a edição de 2026
A cidade indiana de Ahmedabad foi confirmada como sede dos Jogos da Commonwealth de 2030
Ahmedabad prometeu “lançar as bases para os próximos 100 anos” após ser confirmada como sede da edição centenária dos Jogos da Commonwealth em 2030, em meio a uma explosão de cores e sons em Glasgow.
A cidade no oeste do país mais populoso do mundo foi ratificada como sede nesta quarta-feira (26), após ter sido proposta pelo comitê de avaliação da Commonwealth Sport no mês passado, em detrimento de Abuja, na Nigéria.
Com isso, foi revelado que entre 15 e 17 modalidades esportivas farão parte da segunda edição dos Jogos realizada na Índia – um número superior às 10 programadas para o evento repensado do próximo verão em Glasgow, mas inferior às 19 de Birmingham em 2022.
Atletismo, natação, tênis de mesa, boliche, levantamento de peso – além de suas modalidades paralímpicas – serão acompanhados por ginástica artística, netball e boxe, com o processo para finalizar o restante do programa começando em dezembro.
Estão sendo consideradas as modalidades do tiro com arco, badminton, basquete 3×3, vôlei de praia, críquete T20, ciclismo, saltos ornamentais, hóquei, judô, ginástica rítmica, rugby sevens, tiro esportivo, squash, triatlo e luta livre.
A cidade-sede também pode propor até duas modalidades esportivas, novas ou tradicionais, para o evento, que será realizado em outubro de 2030, levando em consideração as condições climáticas.











