Com um a menos, Brasil empatou jogo em 0 a 0 e perdeu na disputa de pênaltis
O Brasil encerrou a disputa do Mundial sub-17 masculino de futebol no quarto lugar geral após a derrota para a Itália por 4 a 5 na disputa de pênaltis, após empate por 0 a 0, nesta quinta-feira (27), no Complexo Aspire Zone, no Catar. A seleção manteve a invencibilidade em tempos regulamentares ao manter o placar em iguais nos 90 minutos de jogo, mesmo após a expulsão de Vitor Teixeira na primeira metade do jogo.
A equipe brasileira sofreu o segundo revés seguido em disputa de pênaltis no Mundial, após a queda para Portugal na semifinal por 6 a 5, os amarelinhos foram derrotados por 5 a 4 pela Itália. O Brasil teve Vitor Fernandes Teixeira expulso com o segundo amarelo no primeiro tempo e segurou o empate em 0 a 0 até o fim do tempo regulamentar.
Nas penalidades, Dell e Thiaguinho marcaram para o Brasil, enquanto Luis Felipe e Luis Guedes tiveram cobranças pegas pelo goleiro italiano Alessandro Longoni. Os europeus converteram com Vincenzo Prisco, Simone Lontani, Jena Mambuku e Alessio Baralla, perdendo apenas uma conversão com Andrea Luongo em defesa de João Vitor.
O Brasil havia avançado no mata-mata do torneio em outras duas disputas de penalidades diretas ao bater o Paraguai (5×4) e a França (4×3), além de superar o Marrocos, nas quartas, com gol no último minuto. Na fase de grupos, o time brasileiro derrotou Honduras e Indonésia e empatou com a Zâmbia.











