Nadador campeão olímpico sul-africano volta as competições aos 37 anos

van der Burgh vai focar nas provas de 50m

Foto: R-Sport
Foto: R-Sport

O campeão olímpico sul-africano Cameron van der Burgh revelou que está retornando à natação competitiva quase sete anos após sua aposentadoria.

O especialista em nado peito, de 37 anos, fez o anúncio no episódio de estreia de seu podcast, Back To The Blocks, dizendo: “Estou num momento da minha vida em que estou considerando a ideia, agora como pai e empresário, tendo me mudado recentemente para Dubai e com um pouco de tempo livre, de potencialmente voltar ao mundo do atletismo de alto rendimento. E essa jornada será muito divertida.”

“Acho que terei um papel muito diferente de voltar como um atleta egocêntrico. Desta vez, o foco será em um propósito e na minha família”, acrescentou.

Ele enfatizou as provas de 50 metros, que foram recentemente adicionadas ao programa olímpico de Los Angeles 2028 pela primeira vez na história.

“Tenho que tentar conciliar isso com o trabalho, minha família, sabe, os outros compromissos que tenho na vida conforme envelhecemos. Vai ser muito mais difícil. No entanto, como tenho uma memória muscular enorme e, sabe, já tenho treinamento acumulado, não estamos começando do zero. Então, acho que, com uma pitada de sorte e treinamento inteligente, o mais importante aqui será. E, sabe, estamos analisando os detalhes para tentar maximizar o tempo que temos nas sessões, na academia, na piscina. Vai ser muito mais focado em velocidade desta vez, porque as provas de 50 metros estão disponíveis em vez das de 100 metros.”

Van der Burgh confirmou que retornará às competições em um evento de nível master em fevereiro. Ele postou no Instagram sobre ter sido testado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) no último mês, o que torna muito improvável que ele participe dos Jogos Aprimorados.

Van der Burgh anunciou sua aposentadoria originalmente em dezembro de 2018. Ele havia dito anteriormente que se aposentaria após os Jogos Olímpicos de 2020, mas depois de se casar em julho de 2017 e aceitar um novo emprego na Andurand Capital Management, um grande fundo de hedge focado em petróleo com sede em Londres, ele decidiu que era a hora certa.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *